Você já tomou colágeno para rejuvenescimento e combate à flacidez? O suplemento, amplamente divulgado por seus benefícios, ainda é alvo de muitos mitos que confundem os consumidores. Para esclarecer essas dúvidas, AnaMaria desmistifica algumas crenças populares sobre o tema e compartilha dicas para aproveitar ao máximo os benefícios desse suplemento.
Você é do time que consome suplemento de colágeno para rejuvenescimento e outros efeitos promissores? Então, fique ligada nas dicas de Timotheos Wu, CEO da Miya Kea.
Se parar de tomar colágeno, todo investimento feito é perdido
Parcialmente verdade.
Ao interromper a suplementação, o corpo volta a depender exclusivamente da produção natural de colágeno, que diminui com o passar dos anos.
Benefícios como maior firmeza da pele e redução de dores articulares podem começar a desaparecer semanas ou meses após a pausa.
Por isso, é recomendável manter doses de manutenção para prolongar os resultados, caso o consumo diário não seja possível.
Colágeno não funciona para rejuvenescimento da pele
Falso.
Dermatologistas e nutricionistas dizem que o colágeno ajuda a tratar rugas finas, melhora a elasticidade da pele e combate a flacidez.
Todos os colágenos para rejuvenescer são iguais
Falso.
As opções de colágeno disponíveis no mercado variam em concentração e qualidade. Algumas fórmulas incluem vitaminas e minerais que potencializam os efeitos, enquanto outras são mais práticas para consumo.
Por isso, pesquisar a composição do produto é essencial para escolher a melhor opção para suas necessidades.
Colágeno para rejuvenescimento pode ser consumido a qualquer hora do dia
Parcialmente falso.
Embora seja possível consumir colágeno em diferentes horários, o ideal é ingeri-lo pela manhã ou antes de dormir. Isso favorece a absorção pelo organismo, garantindo melhores resultados.
Pode ser consumido em qualquer idade
Parcialmente falso.
A suplementação de colágeno é mais eficaz quando iniciada por volta dos 25 anos, já que a produção natural começa a diminuir a partir dessa idade. Após os 40, a perda de colágeno se intensifica, tornando seu consumo ainda mais importante nessa fase da vida.
Colágeno não combate a celulite
Falso.
O colágeno estimula proteínas estruturais, como elastina e fibrilas, que ajudam a uniformizar a pele. Esse efeito pode contribuir para a redução do aspecto da celulite, melhorando a textura e a firmeza da pele.
Basta comer gelatina para repor o colágeno
Falso.
Embora a gelatina contenha colágeno, sua composição não é suficiente para oferecer os mesmos benefícios que os suplementos.
Produtos fabricados com colágeno hidrolisado ou peptídeos possuem moléculas menores, que são melhor absorvidas pelo organismo, ajudando a melhorar a saúde da pele, cabelos e articulações.
A escolha do suplemento certo, aliada ao consumo consistente, pode fazer toda a diferença nos resultados. Você é adepta?
Leia também:
Pele firme e linda: veja alimentos que estimulam a produção de colágeno