Ludmilla, do futebol, ousou no delineado azul para combinar com o uniforme da seleção brasileira no jogo contra o Japão, no último domingo (28). No mesmo dia, Rayssa Leal ganhou o bronze no skate nas Olimpíadas de Paris enquanto estava maquiada. Já as meninas da ginástica artística têm apostado em um delineado vazado para as competições olimpícas.
Mesmo em esportes com mais expressão artística, não são todas as modalidades que permitem o uso à vontade, por exemplo, de maquiagem – isso porque as regras de beleza das Olimpíadas podem ser bastante rígidas e é muito importante que as atletas se atentem a elas ao competir.
Em esportes como a ginástica artística, salto ornamental e nado sincronizado, onde a graciosidade e a delicadeza dos movimentos são pilares fundamentais, algumas regras de beleza das Olimpíadas são, inclusive, passíveis de desclassificação, caso não sejam seguidas.
Quantas medalhas o Brasil tem nas Olimpíadas 2024? Veja o quadro atualizado
Quer saber quais são as principais regras das modalidades que mais amamos ver em jogos olimpícos? AnaMaria te conta a seguir – desde as mais importantes para a saúde das atletas até as que achamos mais inusitadas.
Atletismo
No atletismo, as regras de beleza das Olimpíadas não são tão rígidas quanto outras modalidades, mas ainda são importantes e precisam ser seguidas. A Associação Americana de Atletismo proíbe qualquer tipo de nome ou logotipo que apresente algum patrocínio.
E não é só na roupa – a regra também se aplica para tatuagens, cabelo, unhas e, até, lentes de contato. Fora isso, os atletas estão livres para ter e criar qualquer design e estilo pelo corpo.
Quanto ganha por medalha nas Olimpíadas? Confira a premiação dos brasileiros
Ginástica artística
As regras de beleza das Olimpíadas começam a ficar mais complicadas na ginástica artística. Manter a aparência bem cuidada é um dos tópicos do livro de Regras e Políticas Artísticas Femininas dos Estados Unidos (EUA) e, nele, estão escritas as obrigações que toda ginasta deve seguir.
O cabelo precisa estar preso e longe do rosto para não obstruir a visão dos aparelhos. O uso de joias e piercings também é proibido, com exceção dos brincos de pino nas orelhas, e devem ser removidos, e não apenas cobertos com fita ou curativos.
Não há nenhuma regra específica para maquiagem, mas o regulamento que diz respeito à vestimenta é bem rígido e, caso não seja seguido, a nota pode sofrer penalização. Collants sem costas e roupas de baixo expostas, por exemplo, são consideradas inapropriadas.
Olimpíadas 2024: quem são os maiores medalhistas do Brasil?
Nado sincronizado
Ao contrário da ginástica artística, a regra no nado sincronizado para maquiagem é clara: maquiagem teatral não deve ser usada. “Maquiagem natural que represente a personalidade única da atleta e/ou o tema de suas rotinas pode ser utilizada”, diz Federação Internacional de Esportes Aquáticos (FINA).
Já o cabelo deve estar impecável e qualquer fio fora do lugar pode causar a perda de pontos. Por isso, é comum ver nadadoras usando e abusando de géis fixadores e, claro, à prova d’água antes de todas as competições. Outro acessório que não é incomum vê-las utilizando é o clipes de nariz, que é permitido, mas, não, óculos de proteção ou roupas adicionais, a menos que seja por razões médicas.
Nadadora Ana Carolina Vieira é expulsa das Olimpíadas; entenda!
Os trajes de banho podem representar o caráter ou o tema da música à qual estão nadando, mas eles devem estar em conformidade com o regulamento. Caso o árbitro os considerem inadequados ou com nudez excessiva, a nadadora não poderá competir até que esteja adequado.
Natação
Também de acordo com a FINA, não há nenhuma regra específica quanto ao uso de maquiagem ou unhas na natação. Somente em provas olímpicas em águas abertas, como acontece nesta edição no Rio Sena, o manual aponta que os competidores devem manter as unhas das mãos e dos pés rentes.
Quanto ao cabelo das nadadoras, foi somente em 2022 que o órgão aprovou a norma que libera o uso de toucas para cabelos crespos e a Olimpíada de Paris é a primeira competição internacional a integrar a nova regra. Para prevenir lesões, a regulamentação também proíbe o uso de qualquer joia, incluindo relógios.
Olimpíadas de Paris: veja 5 curiosidades da cerimônia de abertura
Regras de beleza no vôlei
No vôlei, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não foge muito do padrão. Ela determina que atletas podem usar acessórios, desde que não apresentem riscos à sua segurança. Portanto, colares longos e brincos grandes estão fora de questão.
O cabelo não necessariamente precisa estar preso em um coque, mas deve estar longe do rosto e fora do campo de visão. Quer ser jogadora de vôlei? Então, pode esquecer as unhas longas! Nesse esporte, elas também devem ser curtíssimas.
Leia também:
Veja 5 atletas para seguir nas redes sociais e ficar por dentro das Olimpíadas
Quem é Gabi Moreschi? Goleira de handebol é aclamada após estreia nas Olimpíadas
Comentários 1