Se você já passou um longo período de folga na praia ou lugares com piscina, sabe que é difícil manter os cabelos com o aspecto saudável nesses períodos.
Afinal, não são somente os processos químicos que prejudicam os fios: o contato com a água e o sol também pode deixá-los com frizz, ressecados e quebradiços.
Confira as dicas de Jane Alves, hairdresser do Lefil Beauty, para curtir o verão sem se deixar abalar por esses problemas:
• O brilho foi embora? Máscara de hidratação! “Ela é capaz de repor os nutrientes de forma mais intensa do que o condicionador, por isso não abra mão de usá-la pelo menos a cada 15 dias”, aconselha. Procure também alternar o uso entre uma de poder reconstrutor e outra nutritiva. É só dar uma olhadinha no rótulo para identificá-las.
• Dormir com cabelo molhado? Melhor não… “A umidade deixa os fios fragilizados e por isso eles podem quebrar em contato com o travesseiro”, explica. O hábito também favorece o aparecimento da caspa. Evite!
• Use filtro solar nos cabelos. Não é só a pele que precisa de proteção, sabia? “O sol também danifica os fios, uma vez que degrada as proteínas”, explica a profissional. O excesso de exposição pode causar redução da força e perda de brilho. “Para evitar, aposte em um leavein com proteção solar de, no mínimo, FPS 50”, complementa. E leve na bolsa para reaplicar a cada duas horas. Chapéus e lenços, além de estilosos, também ajudam a proteger a região.
• Saiu da água? Cuide-se logo em seguida. “Sempre que os fios são expostos ao mar ou à piscina, ocorre um dano à estrutura da cutícula”, detalha. Por causa disso, até a coloração pode mudar, principalmente para as mulheres que já descoloriram o cabelo. Por isso, tome uma ducha logo em seguida, tirando os resíduos de cloro ou sal, e aplique água termal. Depois, repasse o filtro solar em leave-in.
• Lave quantas vezes achar necessário. “Ao contrário do que muitos pensam, higienizar os fios todos os dias não é um problema, especialmente no verão.” Segundo Jane, o número de vezes que se lava o cabelo varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. Se o tipo de fio for mais seco, eles poderão ser higienizados menos vezes. Já os oleosos precisam que as impurezas sejam retiradas com mais frequência. O importante é não exagerar na temperatura da água. “Tome um banho morno e faça o último enxágue com água fria, para fechar as cutículas”, indica.
• Não deixe os cabelos presos por muito tempo. “Apesar de ser uma ótima forma de diminuir o calor, o uso excessivo dos prendedores pode enfraquecer os fios, principalmente quando eles estão molhados”, ressalta. Com o passar do tempo, o hábito pode gerar até queda dos fios. “Evite em especial os prendedores de silicone, os de borracha e os grampos”, orienta. Uma alternativa é usar os “hashis” (palitos) de madeira ou plástico para manter os fios no lugar. E se o calor for muito grande, que tal um corte que deixa a nuca fresquinha de fora?
• Não se assuste com a oleosidade. “Nesse período do ano, o calor estimula a produção de sebo no couro cabeludo”, afirma a profissional. Então só preste atenção na hora de aplicar o condicionador: tente não aproximar o produto da raiz, pois isso torna a área mais oleosa, obstruindo a região – o que pode gerar até queda e caspa. Passe sempre no comprimento e pontas.
• Enxágue muito bem! De acordo com Jane, é de extrema importância retirar completamente os produtos do cabelo, evitando resíduos nos fios. Isso porque, além de deixá-los com o aspecto opaco e sem movimento, um enxágue incompleto pode causar alergias no couro cabelo e até queimaduras, uma vez que alguns produtos têm seu efeito potencializado pelo sol e pelo calor. Por isso, preste atenção na hora do banho para saber se saiu tudo mesmo.
• Evite também o uso de secador e chapinha com a potência elevada. Cansou do mesmo visual sempre? Aposte em uma trança! Além de ser a cara da estação, o penteado não danifica o cabelo e ajuda a amenizar o calor.