Cabelo ondulado
Camila Pitanga
CARACTERÍSTICAS
A raiz é lisa e o comprimento em curvas.
Você provavelmente sempre o considerou liso.
Os fios eram lisos quando você era criança e ficaram ondulados depois.
Este tipo de cabelo desenvolve um ondulado natural depois do banho.
Possui um pouco de frizz.
É seco nas pontas.
Lavagem
A raiz é mais oleosa que o comprimento. Por isso, recomendo que o lave de duas a três vezes na semana, aplicando bastante condicionador no comprimento e nas pontas, para hidratá-lo.
Cortes
“O cabelo ondulado não pode ser cortado reto, pois perde toda sua forma e os cachos ficam indefinidos”, diz Monique. De acordo com ambos os especialistas, este tipo de fio deve ser cortado de forma desconectada para ter leveza e movimento.
Finalização
“Se você quiser ter o cabelo liso, faça uma escova. Quer manter o ondulado? Use difusor para definir os cachos e ter mais volume. Dá também para deixar secar ao natural e aplicar um pouco de musse para modelar os fios”, aconselha Monique.
Cabelo liso
Cléo Pires
CARACTERÍSTICAS
Tem a raiz, o comprimento e as pontas lisas.
Pode ser oleoso ou não.
O fio pode ser fino, médio ou grosso.
Tende a ter mais brilho do que o cabelo enrolado ou crespo.
Lavagem
“Se não tiver tendência à oleosidade, pode lavar uma vez a cada três dias. Porém, se seu cabelo fica oleoso facilmente, lave-o uma
vez a cada dois dias ou, se preferir, um dia sim, um dia não”, explica Claus Borges, artista e cabeleireiro da Redken.
Cortes
Borges acredita que todo tipo de corte pode ser feito no cabelo liso, depende somente do estilo da cliente. Se você tem esse tipo de fio, pode ousar e variar sempre. É bom mudar, não é?
Finalização
De acordo com Monique Adriane, artista e cabeleireira da Redken, o cabelo liso pode ser finalizado com os dedos ou, se quiser melhorar a definição e valorizar as pontas, escovado. Além disso, use leave-in. Este produto define, elimina o frizz e mantém a
hidratação dos fios.
Cabelo crespo
Vanessa da mata
CARACTERÍSTICAS
Cachos pequenos e definidos.
Não é oleoso e sim seco.
Excessivamente sensível e, por isso, sofre quando é manuseado sem cuidado.
Os cachos não mudam de acordo com o tempo.
“Entradas” causadas por prender o cabelo muito apertado, pelo uso de escova ou devido ao próprio peso do cacho.
Lavagem
Lavar uma a duas vezes por semana. Mais condicionador e menos xampu. Além disso, é preciso hidratar ou nutrir os fios com máscaras uma vez por semana.
Cortes
O melhor corte é em camadas, degradê e a base arredondada. “Se quiser fazer franja lateral, melhor ainda, pois dará mais leveza aos fios”, diz Monique.
Finalização
A finalização deve ser feita da mesma maneira de quem tem o cabelo enrolado: passar leave-in e sérum para deixar os fios mais brilhosos e macios. “Durante o dia, os cachos tendem a murchar. Para reativá-los, aplique, quantas vezes achar necessário, um pouco de leave-in ou ativador de cachos”, finaliza ela.
Cabelo enrolado
Julia Konrad
CARACTERÍSTICAS
Geralmente, é oleoso na raiz e no comprimento e as pontas são secas.
Se fizer o corte errado, esses cachos se contraem e ficam tão estreitos quanto os de um poodle!
Alto fator de frizz.
Parece ser um cabelo grosso, mas na realidade é fino e delicado.
Comprimento enrolado e embaraçado na nuca.
Lavagem
Lave os fios três vezes na semana. Quanto mais condicionador e menos xampu você passar, melhor. Ele fica limpo e pouco ressecado, pois o creme define e dá maciez.
Cortes
O cabelo ondulado também não pode ser cortado reto, pois perde a forma e os cachos ficam indefinidos. Corte em degradê e com a tesoura na vertical, para dar movimento.
Finalização
Seque com difusor ou ao natural. Coloque bastante leave-in e sérum para deixar os fios mais brilhantes. Nos dias que não lavar o cabelo, borrife um pouco de água mineral e repasse o finalizador no comprimento e nas pontas. “Isso ajuda a reformatar os cachos”, diz a profissional.