Acabou de pintar o cabelo e já está com medo do tom desbotar? Sem os cuidados certos, isso realmente pode acontecer e é uma preocupação real. Aqui, vamos te ensinar como manter a cor do cabelo impecável após a coloração e fazer o brilho dos fios recém-tingidos durar mais — e o melhor: com cuidados simples que fazem toda a diferença no resultado.
AnaMaria conversa com especialistas, que compartilharam dicas valiosas para quem quer saber como manter a cor do cabelo. A seguir, confira as principais recomendações do hairstylist Danilo Herbert e da cabeleireira do Pelle Capelli, Neia Vieira:
Produtos certos para cabelos coloridos
A história que o básico funciona é verdade: o shampoo e o condicionador escolhidos fazem toda a diferença. Produtos sem sulfato, desenvolvidos especialmente para cabelos coloridos, ajudam a evitar o desbotamento e mantêm a hidratação.
Para as ruivas, por exemplo, a principal dificuldade está na composição dos pigmentos vermelhos, que tendem a desbotar com maior facilidade devido à sua instabilidade química, explica Neia.
“O uso de shampoos específicos para cabelos coloridos, que não contenham sulfatos agressivos, é essencial para preservar a tonalidade por mais tempo”, afirma a especialista.
Como manter a cor do cabelo? Com hidratação!
Manter a hidratação em dia é fundamental para restaurar a maciez e o brilho dos fios coloridos. O hairstylist orienta o uso de máscaras ricas em nutrientes, que fortalecem os cabelos e ajudam a manter a cor por mais tempo. A frequência deve ser semanalmente.
Lave com moderação
A frequência das lavagens também influencia. Lavar o cabelo todos os dias pode acelerar o desbotamento, então a recomendação é espaçar as lavagens para preservar os pigmentos.
“Se possível, lave os cabelos em dias alternados e complemente com produtos finalizadores, como óleos ou leave-ins, que blindam os fios contra agentes externos, sugere Neia. Já Danilo reforça que a prática ajuda a manter a coloração intacta por mais tempo.
Atenção à temperatura da água
Segundo a profissional da Pelle Capelli, lavar o cabelo com água quente facilita a perda de pigmentos, uma vez que a alta temperatura abre as cutículas capilares. Para não abrir excessivamente as cutículas do fio, Danilo sugere lavar o cabelo com água fria ou morna, o que ajuda a manter a cor vibrante por mais tempo.
Proteção contra sol e calor
O sol e o calor excessivo são inimigos da coloração. Por isso, Danilo recomenda o uso de produtos com proteção térmica e UV para criar uma barreira nos fios.
A especialista acrescenta que máscaras hidratantes com óleo de argan ou manteiga de karité devem entrar na rotina semanal. Esses ativos ajudam a combater o ressecamento causado pelo processo químico da coloração, já que o ruivo pede por mais manutenção em curto período de tempo”, completa.
Como manter a cor do cabelo com tonalizantes
Para prolongar ainda mais a cor, tonalizantes são uma ótima opção. Além disso, tratamentos como a cauterização capilar ajudam a reconstruir a fibra e aumentam a retenção da coloração.
“Manter o cabelo ruivo saudável requer disciplina e atenção, mas com a combinação certa de cuidados e produtos é possível exibir fios vibrantes e saudáveis com uma cor duradoura”, finaliza Neia.
Leia também:
Estas são as cores de cabelo tendência para 2025