Quem está acostumada a seguir tendências sabe que a mudança de estações tem muito poder no que se refere ao que estará na moda nos próximos meses, seja na maquiagem ou nas roupas. Assim como a variação nos termômetros dita o que será usado naquela temporada, a temperatura também nos obriga a mudar os cuidados capilares, principalmente no frio.
Demorou um tempo, mas, após sofrer um longo período de calor em pleno outono, podemos finalmente viver um clima mais ameno. A desvantagem, no entanto, quem sofre são os fios, que precisam se adaptar à falta de umidade no ar, que, sem os cuidados capilares atualizados para o frio, tendem a ficar mais secos, quebradiços e com frizz.
Para explicar o que deve ser feito ou não para manter o cabelo saudável durante o outono e inverno, AnaMaria convidou o Diego Andradez, embaixador Truss, e Wagner Azambuja, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever. Confira todos os segredos capilares que os especialistas entregaram:
Frequência de lavagem
No frio, é comum que as pessoas diminuam a quantidade de vezes em que lavam o cabelo na semana. Segundo Wagner, esse costume vem da sensação de que os fios se mantêm limpos por mais tempo, graças a menor produção de suor. No entanto, isso não é necessariamente correto. “Cada pessoa pode ter sua particularidade e rotina”, ele diz.
Durante essa época, lavar o cabelo em excesso realmente tende a ressecar os fios, principalmente naqueles que já passam por processos químicos ou são naturalmente mais frágeis, é o que conta Diego. Mas isso não significa abandonar totalmente o shampoo e condicionador. “O ideal é manter uma frequência de lavagem de duas a três vezes por semana”, revela.
Já para cabelos oleosos ou quem vai à academia diariamente, a sugestão do representante da Unilever é manter a lavagem dos fios diariamente.
Como manter o cabelo saudável mesmo nos dias mais corridos
Atualize a prateleira de produtos
Para intensificar a hidratação capilar, os dois profissionais recomendam se aliar a produtos mais nutritivos e hidratantes. “Aposte em máscaras e cremes que tratem intensamente e ajudem a combater o ressecamento típico do inverno”, indica Wagner.
No frio, os fios tendem a perder mais umidade e elasticidade, assim, a nutrição se torna ainda mais necessária”, reforça o embaixador Truss. Para quem vive sofrendo com aqueles cabelinhos em pé, ele sugere apostar em finalizadores com ação antifrizz.
Óleos finalizadores e séruns para o cabelo também podem ser grandes aliados para garantir proteção e brilho em diversos momentos, como: exposição à temperaturas extremas, antes da realização de exercícios físicos e antes e após a higienização dos fios.
Evite ferramentas térmicas
Não é nenhuma novidade que as ferramentas térmicas, como chapinha, secador e babyliss, são as verdadeiras inimigas de qualquer tipo de cabelo. Acontece que, no frio, seus efeitos tendem a piorar, pois o calor usado diretamente nos fios os resseca ainda mais.
“Quando muito altas [as temperaturas], comprometem ainda mais a saúde capilar. Além disso, expor os cabelos molhados ao vento pode aumentar o atrito dos fios e causar frizz e até a quebra”, aponta o gerente. Portanto, sempre que for fazer uso de algum aparelho do tipo, lembre-se de não economizar no protetor térmico.
Por falar em proteção térmica, esse é um dos cuidados que já deve começar na hora do banho, uma vez que lavar o cabelo com água muito quente pontecializa o ressecamento dos fios. “Apesar de ser confortável nos dias frios, a alta temperatura pode sensibilizar o couro cabeludo, provocar descamação e deixar os fios opacos e quebradiços”, comenta Diego.
Procure ingredientes hidratantes
Além de fazer uso das máscaras hidratantes mais potentes que você tem guardadas, Diego indica procurar fórmulas que contenham ativos como óleos, manteigas e ceramidas são fundamentais. “Eles promovem hidratação prolongada, ajudam na reposição lipídica da fibra e criam uma barreira protetora contra o ressecamento”, esclarece.
Wagner concorda com as recomendações e ressalta: “Esses cuidados ajudam a manter o cabelo saudável, macio e protegido inclusive nos dias de baixa temperatura.”
Atenção a cada tipo de cabelo no frio
Independentemente da estação, é normal que cada cabelo precise de cuidados específicos para alcançar o melhor tratamento possível – e ambos os especialistas indicam boas práticas para todos os tipos:
Cabelos cacheados e crespos:
No caso dos cacheados e crespos, que possuem uma tendência maior ao ressecamento, a melhor opção é fazer umectações e hidratações mais frequentes, além de fazer uso de leave-in mais densos – aqueles que, no calor, deixariam o cabelo pesado.
Cabelos lisos e/ou com raiz oleosa:
Fios lisos e finos precisam de nutrição equilibrada com fórmulas mais leves para evitar o aspecto pesado. Já os cabelos oleosos devem manter uma higienização adequada no couro cabeludo, combinada com hidratação nos comprimentos.
Cabelos com química:
Os quimicamente tratados precisam focar na etapa de reconstrução do cronograma capilar para recuperar as proteínas perdidas, trazendo um aspecto mais saudável para os fios.
Resumo: Com a chegada do frio, os fios precisam de atenção redobrada para evitar ressecamento, frizz e quebra. Especialistas revelam cuidados essenciais para manter a saúde capilar no outono e inverno, como atualizar os produtos, evitar água quente e apostar na hidratação. Cada tipo de cabelo também exige uma rotina específica durante a estação.
Leia também:
Por que o frio se tornou o novo queridinho nos rituais de skincare