O jeito certo de passar protetor
Segundo Daniel Dziabas, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultor da Netfarma, o ideal é passar uma colher de sopa de filtro solar na parte da frente do tronco, outra colher nas costas e outra em cada braço. Já as pernas precisam de uma colher de sopa do produto em cada parte (da frente e de trás). “Deve ser reaplicado a cada duas horas ou após sair da água. E mesmo que esteja nublado, é muito importante usálo, pois ele previne o envelhecimento precoce e ajuda a evitar o aparecimento de manchas e câncer da pele”, explica.
Quantas colheres de sopa de filtro solar passar:
1 na frente do tronco
1 nas costas
1 em cada braço
2 em cada perna
Horários permitidos
10h – 16h
Os melhores horários para tomar sol: até as 10h e após as 16h. “Porém, mesmo nesses períodos é imprescindível o uso do protetor solar com, no mínimo, FPS 30. Além disso, use chapéu, boné e óculos de sol”, diz o especialista. Parece exagero? Não é!
Cuidados com o rosto
Como a pele do rosto recebe incidência direta do sol, os cuidados devem ser redobrados. Antes de passar o filtro solar, é fundamental higienizar adequadamente o rosto com um sabonete facial adequado para o seu tipo de pele e, em seguida, hidratá-lo. Feito isso, coloque uma colher de chá de protetor no rosto e no pescoço e reaplique-o a cada duas horas.
Bronzeada por mais tempo
Ingira alimentos ricos em betacaroteno durante todo o verão, pois essa substância preserva a saúde da pele. São eles: cenoura, batata-doce, abóbora, mamão, manga, pêssego, espinafre, brócolis e couve. Eles ajudam muito!
Passe creme hidratante diariamente, logo após o banho.
Use sabonete neutro e não esfregue a bucha no corpo.
Diminua a temperatura do seu chuveiro. A água quente resseca a pele.
Beba cerca de 2 litros de água por dia.
Descascou? Utilize cremes ou pomadas capazes de proteger a pele que está se regenerando.