O rótulo não está nas embalagens dos produtos à toa, viu! É por meio dele que os consumidores descobrem informações muito importantes. Sua principal função, inclusive, é informar as características e propriedades do produto.
De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), é importante sempre observar os rótulos de produtos capilares para evitar elementos que prejudiquem os fios.
Isso porque, em muitos cosméticos para o cabelo, existem substâncias que são prejudiciais aos fios. Assim, é fundamental ler a composição no rótulo do produto. “Elementos como parabenos, sulfatos e parafina são tóxicos para a saúde dos fios, portanto, é fundamental evitá-las”, ressalta a médica.
FIQUE DE OLHO NO RÓTULO
Sulfato: é um tipo de detergente químico que remove a sujeira e o óleo do cabelo. No entanto, também leva a hidratação natural, que dá brilho e suavidade às madeixas.
Parabenos: são disruptores endócrinos, que podem causar mudanças hormonais em nosso corpo, inclusive com risco de desenvolver câncer.
Além dessas substâncias, é preciso estar atento a nomes como, triclosan, que atuam como conservantes dos produtos; e polietilenoglicol, que é perigoso ao desenvolvimento humano.
Mas não precisa abandonar produtos capilares com essas substâncias, viu! “Grandes marcas pesquisam muito antes de desenvolver um produto. O perigo está no excesso dessas substâncias químicas. É importante se atentar a isto”, pontua.
A profissional ressalta que já é possível encontrar shampoo e condicionadores que tem na composição óleos essenciais, ajudando na saúde capilar.
“Já existem shampoos e condicionadores que ajudam a estabilizar a pele do couro cabeludo, devolvendo a saúde que na composição tem a entrega de óleos essenciais”, finaliza.