Shampoo e condicionador são itens obrigatórios para a maioria das pessoas quando o assunto é higienização capilar. Mas, será que você sabe lavar o cabelo do jeito certo? A saúde dos fios vai muito além desses dois produtos e leva em contra outras condições do banho.
Fato é que não faltam dúvidas sobre o assunto e, por isso, AnaMaria conversou com a tricologista Viviane Coutinho para esclarecer os mitos e verdades sobre lavar o cabelo do jeito certo. Confira a seguir!
1. Pode usar água quente para lavar o cabelo.
Mito. A água quente não faz bem para a pele do couro cabeludo e ainda pode danificar os fios. Portanto, a temperatura ideal para lavar os fios é a ambiente.
Água quente faz mal para pele? Entenda mais sobre a hora de tomar banho
2. Shampoo deve ser aplicado só no couro cabeludo.
Verdade e mito. Existem shampoos para proporcionar limpeza no couro, são calmantes para pele com dermatite e ajudam no processo inflamatório. Também existem aqueles para reduzir a proliferação fúngica e existem os que são mais nutritivos e devolvem emoliência para os fios. O ideal é sempre analisar suas necessidades.
3. Quanto mais espuma do shampoo, melhor.
Mito. Não é a espuma que qualifica o shampoo ou a limpeza, e sim os ativos que estão inseridos na fórmula.
4. Pode lavar o cabelo todo dia.
Verdade. Você pode lavar os cabelos todos os dias, principalmente quando pensamos que a pele do couro cabeludo precisa estar limpa sempre. A lavagem frequente não aumenta a queda dos fios. Muito pelo contrário, existe uma queda diária que ocorre com o manuseio. Se você lavar diariamente diminuirá essa queda. Além, é claro, de equilibrar a microbiota deixando o couro mais saudável.
Vida fitness: veja como cuidar do cabelo antes e depois do treino
5. Precisa usar condicionador sempre.
Verdade. Hoje podemos condicionar até a pele do couro cabeludo e assim equilibrar o pH. O grande problema é direcionarmos de forma correta respeitando as necessidades de cada cabelo. Alguns são mais oleosos, outros mais ressecados. Somente uma avaliação com um profissional pode te ajudar a entender exatamente que tipo de tratamento você precisa.
6. Quanto mais tempo o condicionador fica no cabelo, melhor o efeito.
Depende. É necessário deixar o condicionador por alguns minutos em contato com os fios, mas não exagere deixando 5, 10 minutos que o resultado pode ser prejudicial a saúde capilar.
7. Cabelo com caspa é um cabelo sujo.
Mito. Se a pessoa não higienizar com frequência você pode piorar essa caspa, mas ela não é diretamente ligada à sujeira. Vale lembrar, que fungos e bactérias se alimentam de sebo, deixar o cabelo sujo aumentará esses microorganismos.
8. O ideal é desembaraçar o cabelo com ele completamente molhado.
Mito. O cabelo molhado é mais frágil e facilita a quebra do fio, então devemos começar o desembaraçar com as mãos e depois com muito cuidado usar a escova.
O que é bubble hair? Saiba como identificar danos térmicos no cabelo
9. Tem que fazer pré-poo sempre que lavar o cabelo.
Depende da situação da sua fibra capilar, se for um cabelo muito ressecado, poroso ou fragilizado, aconselho a proteger antes da higienização. Nos outros casos, não há necessidade.
VEJA MAIS:
Cabelos sem saúde? Saiba como recuperá-los em casa com o cronograma capilar
7 cuidados com o cabelo no outono