Fabiana Mattedi vai estrelar a primeira montagem do clássico “Vestido de noiva”, de Nelson Rodrigues, em NY. O espetáculo off-Broadway será todo encenado em inglês em maio de 2025, no teatro Playhouse 46.
“Está sendo uma grande oportunidade revisitar a obra de Nelson. Pude encenar outras obras dele como ‘Senhora dos afogados” e “Perdoa-me por me traíres” quando estava na Escola de Teatro da UFBA. Aliás, é muito gratificante fazer parte dessa vitrine para o mundo da cultura do meu país, que não se compõe somente de Samba e Futebol”, revela a baiana radicada em NY desde 2017.
Mas essa não é a primeira vez que Fabiana Mattedi apresenta a cultura brasileira nos palcos americanos. Ela foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo Brazilian International Press Awards por seu trabalho no evento “Hora de Clarice” – uma celebração mundial pelo aniversário da escritora Clarice Lispector – e em 2018 integrou o elenco na montagem “Dentro do Coração Selvagem”, um espetáculo imersivo também com base na obra da mesma escritora.
Fabiana Mattedi começou sua trajetória profissional em 1999 em Salvador e, em seu currículo, constam diversos trabalhos em solo brasileiro como peças e participações no extinto “Zorra total”, da Globo, e no humorístico “De cabelo em pé”, no Multishow. Escritora, ela lançou em 2020 seu primeiro livro: “Na Lojinha – Cenas de um Balcão em Quatro Atos”, pela Editora Amazon.
Atualmente, enquanto se prepara para encenar a obra de Nelson Rodrigues, Fabiana Mattedi está desenvolvendo seu solo “Notas sobre Colágeno”, sobre identidade, envelhecimento e autoestima:
“A ideia do projeto nasceu de uma conversa que eu ouvi no metrô, quando duas meninas estavam desesperadas porque estavam ficando “velhas”. E elas tinham 22 anos. Junto a isso venho me questionando muito sobre como o envelhecer é algo que chega para todos, mas para mulher é quase um pecado. O etarismo demorou para amadurecer como tema na sociedade e deve ser falado, atuado, escrito, panfletado, para que possa haver uma equidade de gênero. Ele existe não só nas artes, mas dentro de cada microcosmo da nossa sociedade”, reflete Fabiana com os olhos brilhando ao falar de seus projetos.
Foto: David Nolan