A Sexta-feira Santa é uma das datas mais importantes para os cristãos e, em 2025, será celebrada em 18 de abril. Parte da Semana Santa, que começou no Domingo de Ramos (13 de abril) e termina no Domingo de Páscoa (20 de abril), ela representa o momento de luto e reflexão pela crucificação de Jesus. No Brasil, essa data é considerada feriado nacional.
Como é calculada a data da Semana Santa?
A Semana Santa muda de data todos os anos porque está diretamente ligada à Páscoa. Para descobrir o dia da Páscoa, soma-se 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, que ocorre logo após o Carnaval. A partir disso, define-se também quando será a Sexta-feira Santa e os outros eventos da Semana Santa.
Quando termina a Quaresma?
Originalmente, a Quaresma começava na Quarta-feira de Cinzas e se encerrava no Domingo de Ramos. No entanto, durante o pontificado do papa Paulo VI, entre os anos 1960 e 1970, foi determinado que esse período passaria a terminar na Quinta-feira Santa, antes da Missa vespertina de lava-pés. Em 2025, portanto, a Quaresma se encerra em 17 de abril.
Pode comer carne na Sexta-feira Santa?
Na Sexta-feira Santa, é comum que cristãos pratiquem o jejum parcial ou evitem o consumo de carne vermelha como forma de penitência. Em vez disso, muitos optam por pratos à base de peixes, ovos, vegetais, legumes ou outras receitas vegetarianas. A tradição é vista como um momento de respeito e reflexão pela morte de Jesus.
Sexta-feira Santa é feriado?
Sim, a Sexta-feira Santa, também chamada de Sexta da Paixão, é feriado nacional. Ela é celebrada sempre na sexta-feira que antecede a Páscoa, o que faz com que a data varie a cada ano. Em 2025, o feriado cai em 18 de abril.
Qual é o significado da Sexta-feira Santa?
O significado é profundo para os cristãos: é o dia em que se relembra a crucificação e a morte de Jesus Cristo. A data representa um momento de silêncio, respeito e conexão espiritual antes da celebração da ressurreição, que acontece no domingo de Páscoa.
Leia também:
Você nasceu em um dia especial? Essa lista pode mudar sua visão sobre inteligência