Uma veterinária conseguiu burlar o sistema de vacinação e recebeu três doses de imunizantes contra a Covid-19, na Grande São Paulo. Jussara Sonner chegou a publicar a fraude na redes sociais e disse que tomou as vacinas em Guarulhos, na região metropolitana.
Acontece que em fevereiro e março deste ano, ela tomou as duas doses da Coronavac na UBS Vila Fátima e, na última quarta-feira (30), Jussara recebeu a dose única da Janssen na UBS Uirapuru.
Além de postar o comprovante das três doses recebidas, Sonner ainda declarou ter tomado a terceira para se sentir “mais protegida e viajar para onde quiser”.
“Sei que nenhuma vacina é totalmente segura porque não houve tempo para a realização de testes. Mas como no início do ano tomei a vacina, estava bastante incomodada com isso. Esperei o tempo necessário – 3 meses- e hoje consegui tomar a Janssen. Me sinto mais protegida e com dose única estou liberada para viajar para onde quiser”, afirmou ela na rede social.
Sobre burlar o esquema de vacinação, Jussara disse que procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que, naquele momento, estava sem computadores para verificar se seu nome já constava no sistema. “Uma sorte! Anotaram meu nome em uma folha timbrada, quando cair no sistema já será tarde”, garantiu.
PREFEITURA SE POSICIONOU
A prefeitura de Guarulhos informou, por meio de nota ao G1, que tomou conhecimento das postagens da médica veterinária manhã da última quinta-feira (1) e, de imediato, solicitou que o caso fosse enviado ao Ministério Público Estadual para investigação.
“Não se pode fechar os olhos para abusos e fraudes que visem burlar esse sistema, ainda mais baseadas em motivações desprovidas de amparo científico que possam prejudicar grupos prioritários para a vacinação, como neste caso”, informou o comunicado.
INVESTIGAÇÃO SOBRE O CASO
Foi aberto um procedimento interno na Secretaria Municipal da Saúde para investigar o tipo de falha que pode ter ocorrido no sistema da UBS para que a mesma pessoa conseguisse se vacinar com imunizantes diferente por duas vezes.
Além disso, o Ministério Público de Guarulhos já foi comunicado pela Prefeitura de Guarulhos sobre o caso. Entretanto, a representação para a Promotoria Criminal de Guarulhos ainda não chegou a ser analisada.
Já a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Comissão Especial Integrada, órgão responsável por apurar denúncias e aplicar penalidades a quem burlar a fila da vacinação da Covid-19 no estado de São Paulo, informou que também irá apurar o caso.
Imagens: Reprodução/ Instagram