Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as escolas e cursos acabaram suspendendo as aulas presenciais. Isso porque a orientação da Organização Mundial de Saúde é que todos fiquem em casa, para evitar a proliferação da doença.
A pausa nos estudos, porém, deixou muitos alunos preocupados e com razão, já que boa parte deles estão se preparando para o vestibular ou tiveram suas aulas interrompidas no meio do ano letivo.
Para que essa ‘quebra’ de rotina não gere maiores prejuízos, a solução está em se adaptar à nova realidade de estudos e focar no aprendizado em casa mesmo, o que vai exigir um pouco mais de disciplina para fugir das distrações que o lar oferece.
Para ajudar nesse momento conturbado, AnaMaria Digital separou algumas dicas preciosas com a ajuda da professora Cíntia Chagas, que também é escritora, para otimizar seu tempo e manter sua vida escolar em dia.
Confira!
1- Mantenha uma rotina
Definir um horário para os estudos e segui-los à risca é fundamental. É preferível dividir três horas em três do que estudar três horas sem parar. Ou seja: as pausas são necessárias!
2- Sem distrações
Assistir a sua série ou filme preferido enquanto estuda pode não ser uma boa ideia. Segundo a especialista, o cérebro foi feito para uma operação só de cada vez. Assim, é preciso retirar todos os outros estímulos, como música, TV e celulares. Foco!
3- Escolha um ‘cantinho’ de estudos
Não adianta eleger um cômodo da casa para estudar hoje, amanhã se jogar no sofá e, daqui a pouco, ler na cozinha. O ideal é escolher um lugar reservado e silencioso para estudar, um lugar seu.
4- Planejamento
Planeje o estudo segmentando três tipos de conteúdos: fácil, mediano e difícil. Na primeira hora da manhã, estude sempre os conteúdos mais difíceis e deixe o mais fácil para a noite, período em que o cérebro já perdeu sódio e potássio.
5- Descanse!
Assim como na escola ou no cursinho, as pausas entre as aulas são necessárias. Deste modo, mesmo em casa, faça intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos. Aproveite esse tempo para relaxar ou fazer um lanchinho.
6- Muita hidratação!
Sabe aquela garrafinha de água que você carrega para todo canto? Mantenha ela ao seu lado durante o período de estudos e hidrate-se bastante! As sinapses agradecem.