O primeiro lote de vacinas Pfizer que será aplicado em crianças de 5 a 11 anos chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na madrugada desta quinta-feira (13). A remessa de 1,248 milhão de doses veio de Amsterdam, na Holanda, e desembarcou no Brasil às 4h38.
Agentes da Receita Federal e da Polícia Federal foram responsáveis por receber o carregamento e encaminhá-lo ao centro de distribuição do Ministério da Saúde, que fica localizado em Guarulhos (SP), às 8h18.
Vale lembrar que a Agência de Vigilância Sanitária autorizou a aplicação em crianças nessa faixa etária, no último dia 16 de dezembro. A campanha visa atingir um público de 20,5 milhões de pessoas, segundo os cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, prevê a chegada de 4,3 milhões de doses da Pfizer ainda no mês de janeiro. A princípio, elas serão destinadas à crianças com comorbidades e deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas do grupo de risco para covid-19 e, em seguida, às crianças sem comorbidades.
O esquema vacinal infantil será composto por duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. O prazo é superior ao previsto na bula da Pfizer, que estipula três semanas de diferença.
PRÉ-CADASTRO
Moradores do estado de São Paulo já podem realizar o pré-cadastro para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no site do governo paulista. A medida foi anunciada pelo governador João Dória, na última quarta-feira (12), e visa agilizar o atendimento nos postos de saúde.