Se tem uma coisa que o brasileiro ama ver na televisão são os realities shows, especialmente aqueles com bastante ‘fogo no parquinho’ ou ‘fogo
no feno’. Ou seja: muito babado, confusão e gritaria. Quase sempre aquele que mais faz barraco e que enfrenta de peito aberto as mais diversas situações dentro do confinamento é o que mais se destaca, automaticamente tornando-se o favorito aqui fora. Fazer a planta, ficar em cima do muro e não tomar decisões de jogo definitivamente não é a melhor estratégia para um participante desse tipo de programa.
No ar pela Record Tv, ‘A Fazenda 13’ tem dado o que falar por conta das tretas dentro do confinamento, principalmente entre Rico Melquíades e sua ex amiga de jogo, Dayane Mello. Ambos, até um tempo atrás, formavam uma baita aliança para derrotar outros competidores. Sabe aquela mistura de amigas e rivais? Pois é!
RICO MELQUIADES é dono de uma personalidade bem marcante. Com mais de dois milhões de seguidores no Instagram, o humorista se tornou um dos grandes favoritos para a final por conta de sua personalidade mais contestadora.
E por falar em personalidade forte, DAYANE MELLO também não fica atrás. A modelo e ex-participante do do ‘Gran Fratello Vip’, basicamente o ‘BBB’ da Itália, tem movimento o reality rural da Record Tv. Seu inimigo de jogo declarado, Rico Melquíades, inclusive a apelidou “venenosamente” de Caninana. Para quem não sabe, Caninana é um tipo de cobra bem peçonhenta e perigosa. A modelo até era uma das grandes favoritas, até a história abaixo acontecer.
A TRETA DA JAQUETA
Dayane discutiu com o peão na última segunda-feira (15), após ele a chamar de cobra e expôr todas as críticas que ela havia feito sobre os
participantes do reality. A modelo, que estava na cozinha da sede da fazenda com Valentina, foi até o quarto onde Rico e outros peões
descansavam. Ao notar que ninguém estava vendo, foi até a cozinha, pegou uma faca e rasgou a jaqueta do peão.
Nas redes sociais, internautas notaram que a produção da ‘Fazenda 13’ proibiu que os peões tocassem no assunto dentro do confinamento. Mas afinal, qual o impacto desse tipo de reality na vida de quem assiste e na vida de quem está vivendo confinado no game?
Na humilde opinião deste colunista que vos escreve, a direção do reality não está dando a devida atenção para a gravidade dos problemas dentro do confinamento. A dinâmica de um entretenimento saudável está dando lugar a uma série de ataques e descontroles emocionais que podem acarretar danos maiores. Será que vale tudo pela audiência? É a pergunta que deixo no ar.
O QUE DIZ A ESPECIALISTA
Para entendermos um pouco melhor sobre esse assunto, pedi a ajuda do psicólogo Vitor Friary, que é especialista em Terapia Cognitiva
Comportamental e diretor do Centro de Mindfulness do Rio de Janeiro. Segundo ele, o confinamento, por si só, já é capaz de modificar o humor das pessoas, fazendo com que a sensibilidade das pessoas aumente.
“Por consequência, isso aumenta os conflitos, as desavenças e discordâncias na vida em conjunto. Observamos isso durante os longos
períodos de confinamento durante a pandemia, onde registramos um aumento significativo de violência doméstica e separações”, avalia o
especialista.
A nosso pedido, Friary analisou também o comportamento da peõa Dayane Mello, após o episódio da jaqueta. “De longe, é possível perceber que ela busca a atenção de todos para si, independentemente se essa atenção é negativa”, afirma. “Só que a única coisa que ela ganha do público o atestado de descontrolada.”
De uma coisa nós temos certeza: é muito babado, confusão e gritaria! Diz pra gente nos comentários o que vocês estão achando dessa treta entre Rico e Day. Beijos e até a próxima!
*JAIRO RODRIGUES é jornalista e crítico de TV. Participou dos programas
‘A Tarde É Show’, na Rede Brasil de Televisão, ‘Olga’ na RedeTv! e ‘Saúde
& Você’ na Record News. Na Revista AnaMaria fala sobre bastidores da TV e
famosos. Instagram: @jairorodriguesoficial
*Este texto não reflete necessariamente a opinião de AnaMaria