Se por um lado a conectividade facilitou a vida em muitos sentidos, ela também tornou a infidelidade mais acessível. Em um passado não muito distante, ‘pular a cerca’ era sinônimo de batom na camisa, um bilhetinho escondido do bolso da calça ou um comprovante de pagamento incriminador.
Com o surgimento das redes sociais e aplicativos de namoro, a situação se tornou ainda mais complexa. Na era das mensagens instantâneas e conexão à distância, como definir a infidelidade?, existe ‘trair só um pouquinho’?
AnaMaria conversou com especialistas para definir o que é microtraição e como lidar com ela no relacionamento.
O QUE É MICROTRAIÇÃO?
Com a variedade de aplicativos de relacionamentos e redes sociais disponíveis, é muito importante que o casal defina o que é traição para cada um dos envolvidos. Curtir fotos ou acessar sites de conteúdo adulto pode ser considerado traição para alguns, mas para outros não.
“O conceito de fidelidade é o acordo do casal sobre o que é trair e até onde o outro pode agir para não ferir o sentimento do outro, no limite acordado. A infidelidade humana se transformou na medida que as redes sociais dominaram grande parte da vida social.”, explica Jéssica Martani, médica psiquiatra.
Maicon Paiva, especialista em relacionamentos e fundador da ‘Casa de Apoio Espaço Recomeçar’, reflete como o conceito de infidelidade se transformou com as redes sociais. O especialista acredita que, apesar de ter crescido muito nos últimos anos, a infidelidade já era algo que existia antigamente.
“No século passado, as pessoas flertavam com cartas inadequadas ou revelavam pensamentos indevidos em seus diários. O que mudou agora, é que temos ferramentas que facilitam com que este ato aconteça. O fato de nos comunicarmos cada vez mais na Internet torna as relações cada vez mais ambíguas”, diz.
De acordo com Maicon, a microtraição seria apenas um ‘preparo de terreno’ para um ato de traição de fato.
EXISTE ‘TRAIR, MAS SÓ UM POUQUINHO’?
A infidelidade no mundo digital também gera a quebra de confiança. Da mesma forma que a traição no mundo real, ela pode causar frustração, decepção e intenso sofrimento da pessoa que foi traída. Em ambas as situações, há o abalo na estrutura da relação. Neste caso, é importante analisar o ocorrido, observando se houve desrespeito frente às normas estabelecidas pelo casal e se a traição pode ser perdoada.
Segundo a psiquiatra, a falta de comunicação é fator central desses cenários. “Se não existe diálogo, é impossível saber o que o outro pensa. Quando não há comunicação, é difícil prever se o parceiro vai se sentir desrespeitado e ofendido com uma interação social que acontece fora do relacionamento”, explica.
Sendo assim, as pessoas podem ter diferentes concepções do que é microtraição. “O grande problema é achar que as coisas estão óbvias. Nem sempre o que ofende ou fere está explícito, cada pessoa tem uma cultura e dogmas diferentes, então é muito importante ter esse alinhamento entre o casal”, diz.
Ele está te traindo? Confira 5 sinais para ficar atenta!
COMO LIDAR COM A INFIDELIDADE?
O ditado popular “o combinado não sai caro” exemplifica a importância da comunicação entre o casal. A principal estratégia para que ninguém saia de um relacionamento machucado é ter conversas frequentes e colocar em pauta quais são os limites da relação para cada um.
Contudo, se a traição já aconteceu, é importante reavaliar o relacionamento. “Reflita sobre como está o seu relacionamento, se há amor, respeito, confiança, diálogo e intimidade entre vocês. Pense se vale a pena continuar ou não com essa relação”, orienta Maicon. “Depois, você deve decidir se quer perdoar e tentar reconstruir a relação ou se quer terminar e seguir em frente. Essa decisão deve ser somente sua, sem influência de outras pessoas”, diz.
Se você está sofrendo com uma traição virtual, não precisa passar por isso sozinho. Busque apoio de pessoas que te amam e te respeitam, como familiares, amigos ou profissionais da saúde. Eles podem te ajudar a superar essa situação e a recuperar a sua autoestima e a sua felicidade.
Já ouviu falar em ghosting? Saiba como lidar com o desaparecimento no lugar do término!