Luciana Gimenez revelou que é demissexual. Durante participação no programa Na Palma da Mari, da CNN, a apresentadora explicou como se identifica com essa orientação. Segundo ela, a conexão emocional é essencial para sentir atração. Mas, afinal, o que é demissexual?
Essa orientação faz parte do espectro da assexualidade e envolve o desenvolvimento de um vínculo antes do desejo sexual. Luciana brincou que hoje em dia existem rótulos para tudo, mas que se encaixa na definição.
“Não tenho esse desprendimento de beijar várias pessoas numa festa, por exemplo. Nunca fui assim, nem adolescente. Não é preconceito, eu só não gosto. Não consigo ver dez pessoas numa festa que eu acharia legal”, disse.
A seguir, entenda em AnaMaria o que é ser uma pessoa demissexual e outras dúvidas sobre a orientação de Luciana Gimenez:
O que é demissexual e como funciona essa orientação?
Ser demissexual significa que a atração sexual só surge quando existe uma ligação emocional. Diferente de outras formas de sexualidade, o desejo não é imediato ou baseado apenas na aparência física. O vínculo pode ser afetivo, romântico ou intelectual.
Luciana Gimenez também explicou que, para ela, a intimidade deve ter significado. “Costumo conhecer, jantar, ver se vale a pena. Tenho muito respeito pelo meu corpo. Para eu ficar nua na frente de alguém, tem que valer muito a pena”.
A apresentadora contou que sua independência e sucesso profissional afastam alguns homens inseguros. “Já me disseram: ‘Você é um pouco demais para mim’ e ‘Não mereço tanto’. Eu não entendo, pra te dizer a verdade. Mas sou muito bem resolvida, não pego no pé e sou detalhista”.
Qual a diferença entre demissexual e assexual?
A demissexualidade está dentro do espectro da assexualidade, mas não significa falta de atração sexual. Os assexuais estritos não sentem desejo sexual em nenhum momento. Os demissexuais só experimentam essa atração quando há uma ligação emocional. Já os chamados “assexuais da área cinza” sentem desejo sexual em raras ocasiões.
Luciana reforçou que seu tempo é valioso e que escolhe bem com quem o compartilha. “O maior presente que podemos dar para alguém é nosso tempo, porque ele não volta mais. Não tem dinheiro que pague. Se não vale a pena, prefiro ficar em casa vendo séries, falando com as amigas ou fazendo compras na internet”.
Outras celebridades, como Iza e Giovanna Ewbank, também já se identificaram como demissexuais. Essa orientação sexual mostra que o desejo é muito mais do que apenas atração física.
Leia também:
Relação entre mãe e filha: como fortalecer os laços – mesmo diante de conflitos