Já dizia o jornalista e admirado pensador, Pedro Bial, que “Reconhecer os próprios erros não é humildade, não. Reconhecer e aprender com os próprios erros, é ambição”. E é isso mesmo. A própria linha da vida é cheia de altos e baixos que representam, na verdade, erros e acertos. Pensando nisso, a jornalista e também colunista de AnaMaria, Renata Rode, lançou “Todo Mundo Erra”, livro publicado pela Editora Leader, em formato de planner integrativo.
“Todo rompimento vem de um erro que cometemos, seja uma separação, uma mudança de emprego ou país, uma transição de carreira e tudo isso se transforma em um luto que precisamos saber sentir e elaborar. Pensando nisso, entrevistei especialistas variados e reuni dicas com exercícios aplicáveis no dia a dia em um livro lançado no ano passado mas que se torna atemporal”, conta a autora.
A obra que tem o Selo Editorial Série Mulheres reconhecido em mais de 182 países, propõe uma nova forma de lidar com o fim de relacionamentos e outros recomeços da vida, unindo ciência, emoção e autoconhecimento. Para Andreia Roma, CEO da Editora Leader, o lançamento é um marco para o catálogo da editora e para os leitores que buscam transformação. “Nossa empresa busca enaltecer autoras como a Renata Rode, que fazem de sua trajetória a base para ajudar outras pessoas, conseguem realizar transformações através de livros. É o que eu sempre falo: um livro muda tudo”, destaca.
O Deputado Federal Celso Russomano enalteceu a importância da publicação e apoia a causa de valorizar o trabalho feminino. “Meus parabéns à iniciativa da amiga de longa data e, mais do que isso, essa Editora e esse projeto maravilhoso de dar cada vez mais espaço e voz para as mulheres. O mundo não existiria se não fosse por elas e a luta por igualdade, inclusive salarial, é tema de uma de nossas batalhas no Congresso Nacional”, afirmou o parlamentar.
Dicas para se refazer após uma transição dolorosa
Com prefácio do jornalista e apresentador Rafael Cortez, a obra apresenta uma abordagem leve e prática sobre superação, com parte da renda revertida ao GRAACC. “Uni os dois anos de pesquisa e mais de cem entrevistas com pessoas separadas (tanto homens quanto mulheres) a estudos de especialistas renomados, de neurocientistas a terapeutas, de sexólogos a especialistas em comportamento, resultando em uma leitura leve, relevante e informativa, com exercícios práticos ao fim de cada capítulo que vão trazer um novo significado a essa fase difícil. Afinal, todo mundo erra e é preciso aprender com os erros para evoluir. Se parar pra pensar, até tropeço leva a gente pra frente”, explica Renata.
A jornalista ainda ressalta que o livro não é apenas para quem enfrentou o divórcio. “Quando separamos vivenciamos um luto, porém isso também acontece com outras coisas na vida, como quando trocamos de carreira, mudamos de cidade ou passamos por uma dificuldade tremenda e temos que, de alguma forma, recomeçar”, afirma.
O que fazer em um momento difícil para ajudar a superar
A pedido do portal e segundo os especialistas entrevistados, Renata Rode elencou 5 dicas para superar e ressignificar o erro doloroso, de maneira mais rápida:
– Ler, ler e ler. Investir em você nesse momento fará diferença na superação de tudo. Se não tiver tempo para ler, escolha um aplicativo de leitura por voz ou aqueles de resumo de livros porque as palavras tem poder e você precisa se nutrir de coisas boas nesse momento;
– Faça o mural dos desejos. Inspirado na técnica de O Segredo, coloque em numa cartolina o que deseja e porque deseja, seja com fotos e palavras ou frases de otimismo e deixe isso à vista todos os dias. “Por experiência própria, funciona. Eu fiz uma montagem da minha foto no sofá do Jô Soares em 2009 e 8 meses depois, foi ao ar minha entrevista com ele”, conta Renata.
– Escreva com o coração e a razão. Pegue um papel e escreva suas qualidades da maneira mais detalhada possível. Não se esqueça de nada. Especialistas pedem ao menos 30 qualidades e escrever eleva sua autoestima, ajuda a externalizar e conforta o coração. Acredite!
– A cada semana se dê um presente. Seja ele uma massagem, uma pequena viagem, uma roupa que queria faz tempo, enfim, algo de você para você. Tenha isso como compromisso e não pule nenhuma semana. Faz diferença!
– Adote um animal de estimação ou invista naquele curso que tinha deixado de lado. Separar algumas horas para se refazer não é fraqueza, é investimento na saúde mental. Ao ter um bichinho você troca afeto e desvia atenção para algo bom. Já sobre o curso, você pode investir na dança que é terapia que faz bem para alma e para o corpo, ou claro, outra coisa como um beach vôlei, curso de pintura ou até ioga, o que vale é manter a constância e se permitir.








