O show de Madonna no Rio está cada vez mais próximo! Enquanto a artista prepara seus looks, equipamentos e equipe, os fãs aguardam o encerramento da ‘The Celebration Tour’, que celebra os 40 anos de carreira da cantora, com outras preocupações – uma delas, a segurança.
Afinal, como se proteger de roubos e furtos na multidão? Esta não é uma apreensão só do público: as forças de segurança da cidade estão com um aparato especial para a performance da norte-americana nas areias da Praia de Copacabana.
“O foco principal é a segurança das pessoas, então, assim, se a gente tem essa preocupação, se a população tem essa preocupação com arrastões, com esse tipo de confusão, nós estamos trabalhando para evitar esse tipo de ação”, avalia a tenente-coronel Claudia Orlinda, porta-voz da PM, sobre o show.
Não vai para o Rio? Saiba onde assistir o show da Madonna em Copacabana
ESQUEMA DE SEGURANÇA
3,2 mil policiais militares foram mobilizados para a segurança do público do show de Madonna no Rio. Os agentes serão responsáveis pelo cinturão de proteção que vai do Posto 6 ao Leme. Todos que desejam adentrar o espaço serão revistados. Garrafas de vidro, facas e tesouras serão apreendidos.
64 viaturas e 65 torres de observação também serão utilizadas para a segurança. Os policiais também vão contar com o auxílio de drones e câmeras. Os equipamentos contam com tecnologia de rreconhecimento facial, que permite a identificação de procurados e foragidos da Justiça.
Segundo o g1, uma operação da Secretaria de Ordem Pública (Seop) encontrou 3 facas, 1 frigideira, panelas, 32 garrafas d’água e 70 cocos enterrados na areia, na madrugada desta sexta-feira (3).
Golpistas tentam vender ingressos falsos para show da Madonna em Copacabana
CUIDADO REDOBRADO
Ainda que as autoridades tenham preparado um esquema especial para a apresentação de Madonna no Rio, o público não está livre de possíveis crimes. Por isso, é fundamental redobrar o cuidado para evitar entrar na estatística de vítimas de roubos e furtos. Vai para o show? AnaMaria te dá algumas dicas:
Os smartphones são uns dos principais alvos dos bandidos. Os aparelhos fornecem acesso às redes sociais, e-mail, contatos e até mesmo às contas bancárias. Por isso, é fundamental usar senhas fortes e biometria. O objetivo é impedir o acesso indevido aos seus dados, caso o celular seja subtraído.
Outra boa dica é o aplicativo Celular Seguro, lançado em dezembro de 2023 pelo Governo Federal. O app possibilita o bloqueio dos dispositivos através do IMEI, o número de identificação global e único para cada aparelho. Assim, o possível criminoso fica impossibilitado de usar o aparelho.
O especialista em cibersegurança Alberto Leite também indica o uso do aplicativo Proteção Pix, desenvolvido pelo Grupo EXA. O app captura imagens de quem cometeu o crime através da câmera frontal e permite o rastreamento em tempo real do aparelho.
PREVENÇÃO NUNCA É DEMAIS!
Esta é apenas a quarta passagem de Madonna pelo Brasil. Ou seja, é a chance da vida – e talvez única – para muitos de fãs da artista vê-la de pertinho. E todo mundo quer contar com registros deste momento histórico guardados, não é mesmo? Porém, pode ser perigoso deixar o celular à mostra.
Por isso, algumas dicas são necessárias se sua intenção é gravar alguns dos momentos da cantora. Cordões que prendem o celular ao pescoço, como aqueles usados em crachás, são uma boa alternativa para curtir com mais segurança. O acessório dificulta que o celular seja puxado sem permissão.
Na hora de guardar o celular, opte por deixá-lo dentro de bolsas e pochetes, que devem ficar sempre à frente do corpo. Itens com cadeados e outros dificultadores são ainda melhores. Os aparelhos em bolsos, principalmente traseiros, são um convite para os criminosos de plantão.