A atriz Giovana Cordeiro, atualmente no ar como Bárbara na novela ‘Dona de Mim’, revelou que foi vítima de estupro aos 18 anos por um colega de elenco. Em entrevista ao jornal O Globo, ela contou que o crime aconteceu após aceitar uma carona do agressor, cujo nome não foi divulgado.
“Aceitei e cochilei no carro. Acordei na garagem da casa dele”, afirmou. A artista relatou que ficou assustada ao se ver em um lugar desconhecido e, por medo, decidiu permanecer ali, acreditando que seria mais seguro. “Logo me deitei para dormir. Ele não me deixava cair no sono, ficou insistindo e fez sexo comigo sem o meu consentimento”, revelou.
Segundo Giovana, levou cinco anos para compreender a gravidade do que viveu. Sua irmã, Natália Cordeiro, também se manifestou. “Confesso que minha vontade foi de fazer um escândalo, ver o sujeito pagar pelo que fez. Mas temos que respeitar o momento de quem viveu o abuso”, declarou à reportagem, reforçando que a família está ao lado da atriz.
Os efeitos do trauma no corpo
Após o episódio, Giovana passou a conviver com uma candidíase de repetição por cerca de cinco anos, o que ela relaciona ao trauma emocional. “Era como se o meu corpo quisesse me punir ou me alertar para uma necessidade de cura de uma culpa que eu não tinha”, explicou à publicação.
Em um vídeo publicado no Instagram, Giovana contou que teve sintomas mensais da infecção íntima por anos. “Isso é um grande tabu na nossa sociedade, ainda mais a falar sobre a nossa saúde íntima”, desabafou. Ela tentou diversos tratamentos e mudanças de hábitos, como cortar alimentos e trocar tecidos das roupas íntimas, sem sucesso.
Candidíase emocional e processo de cura
A reviravolta veio quando levou o tema à terapia. Sua psicóloga falou, pela primeira vez, sobre candidíase emocional, o que ajudou a iniciar um processo de autoconhecimento. “Foi difícil, longo e doloroso, mas extremamente necessário. Me revelou muitas coisas”, disse Giovana.
A atriz destacou a importância da escuta e do acolhimento. “Quando uma mulher sofre o que eu sofri, todas nós temos a nossa integridade colocada em risco”, declarou. A motivação para tornar o caso público veio da própria cura, como pontuou no vídeo: “Foi justamente a cura que me motivou a expor a minha história.”
Assédio em outros momentos da carreira
Giovana Cordeiro também revelou ter sofrido outro episódio de assédio no início da carreira, quando um colega ameaçou não lhe dar um trabalho caso ela não o encontrasse pessoalmente. “Só entendi como tentativa de assédio depois”, afirmou.
Além da atual novela das nove, a atriz já atuou em outras produções da TV Globo, como ‘Fuzuê’ (2023), ‘Rock Story’, ‘O Outro Lado do Paraíso’ e ‘Mar do Sertão’.
Ver esta publicação no Instagram
Resumo: Giovana Cordeiro revelou ter sido estuprada por um colega de elenco aos 18 anos, após aceitar uma carona e acordar na casa do agressor. O trauma resultou em uma candidíase de repetição que durou cinco anos e só foi compreendido na terapia. A atriz também relatou outro caso de assédio no início da carreira.
Leia também:
‘Perdoa!’: a fala de Baby do Brasil e o risco de minimizar o abuso sexual