Criado em 2015, na Guatemala, o movimento Legendários tem como principal objetivo promover uma jornada de transformação pessoal, especialmente voltada para o universo masculino. Embora carregue elementos cristãos, o grupo não se vincula a nenhuma religião específica. Segundo os organizadores, a proposta é trabalhar valores como fé, disciplina e propósito de vida por meio de desafios ao ar livre.
Hoje presente em 13 países e 70 cidades brasileiras, o projeto já recebeu mais de 52 mil participantes. As experiências acontecem em formato de retiro espiritual, onde os homens — solteiros ou casados — se desconectam do mundo exterior para focar no autoconhecimento e na espiritualidade.
Ver essa foto no Instagram
Eliezer rebate críticas e defende sua fé
Recentemente, o influenciador Eliezer, ex-BBB e marido de Viih Tube, se viu no centro de polêmicas após sua participação no Legendários. Pelas redes sociais, ele recebeu inúmeras críticas por aderir ao movimento. Em resposta, ele foi direto: “Fé não se explica, eu não tenho que dar um posicionamento. O único posicionamento que eu tenho está aqui do lado do meu quarto, dentro do berço, vivo, com saúde”.
Mesmo enfrentando julgamentos, Eliezer seguiu firme na defesa do retiro. Para ele, o que importa é a conexão com Deus e não os rótulos religiosos. “Quem está colocando a religião nisso para deslegitimar a minha fé são vocês. Deus salvou o meu filho, não foi a igreja, não foi o pastor ou a religião”, afirmou.
O que atrai famosos como Thiago Nigro ao Legendários
Além de Eliezer, outros nomes conhecidos também aderiram à proposta do Legendários, como o empresário Thiago Nigro — também conhecido como Primo Rico —, Kaká Diniz e até o pai de Neymar. A ideia de se desconectar da rotina, refletir sobre a vida e fortalecer a fé tem chamado a atenção de quem vive sob os holofotes.
De acordo com os organizadores, o movimento tem como foco “levar os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial”. Esse discurso de autotransformação tem conquistado cada vez mais adeptos, inclusive entre os famosos.
Quanto custa participar do Legendários
Para entrar nessa jornada de reconexão, é preciso investir. Os valores variam bastante: vão de R$ 440 — para opções como o Servir TOP 933 Pantanal — até mais de R$ 81 mil em experiências mais completas, como o TOP Pantanal e o TOP Rio de Janeiro.
Durante o retiro, os participantes precisam carregar mochilas de até 14 kg com itens de sobrevivência. Eles passam 72 horas imersos na natureza, dormem em barracas e enfrentam desafios físicos e emocionais. Além disso, o uso de celular é proibido — tudo para garantir o foco total na experiência.
Leia também:
Série ‘Adolescência’: por que os pais não podem evitar conversas difíceis com os filhos