A melhor coisa para fortalecer o elo entre o animal e o homem é melhorar a comunicação entre eles por meio de comandos. Existem diversas formas de se antecipar a um “erro”. Com isso, evita-se que o cão tenha um comportamento indesejado em que o pensamento punitivo logo viria à tona. E esperar o erro acontecer para só depois pensar em que fazer para corrigir é um equívoco.
É mais fácil para o animal aprender alguma coisa quando a gente se antecipa e o direciona para executar o tal comportamento desejado, oferecendo a ele uma recompensa no final. Chamamos isso de reforço positivo. Para facilitar o processo de se antecipar a um erro, há um comando ideal: o comando “fica”. Com tal comando bem estabelecido e condicionado, podemos evitar fugas, pulos, latidos, mordidas etc. E, se praticado desde filhote, é um aliado pra gente evitar tambéma ansiedade de separação. Então, sim, esse é um comando obrigatório que podemos ensinar aos cães para melhorar a comunicação, corrigir e evitar problemas comportamentais.
Para ensinar, é simples: separe uns dez pedacinhos de petisco. Comece colocando o cão em cima de um ponto fixo (pode ser um tapetinho ou a caminha) e, de preferência, sentado.
Fale a palavra “fica”, mostrando a mão espalmada (em sinal de pare) e imediatamente recompense com um petisco. Repita esse processo por cinco vezes, inicialmente sem se afastar. Após essas repetições, se o cão se mostrar calmo e concentrado, tente começar a dar alguns passos para trás após falar a palavra “fica”.
Retorne e volte a recompensá-lo novamente. Tente ir se afastando cada vez mais. Uma dica: no início do treino, ao tentar se afastar, evite dar as costas para o pet. Caso o pet tente sair da posição quando você se afasta, significa que você precisa ficar mais algumas repetições sem se afastar. Ao final, generalize as situações que você vai usar o comando e aproveite para já tentar se antecipar a algum erro usando-o.
*MARCELA BARBIERI BORO Zootecnista, médica veterinária e adestradora.