Longevidade é um caminho contínuo, e as fotos antigas podem te ajudar
E aí, pessoal de AnaMaria? Hoje eu quero te propor algo diferente: vamos pegar as fotos antigas? A ideia é arrumar o armário, ter um momento de relaxamento para não pensar em nada, e ainda aproveitar para relembrar tantas coisas que passaram por nossas vidas.
Ao remexer as gavetas, pegue fotos suas de cinco, dez e até mesmo 15 anos atrás. A ideia é que você faça uma análise de como era a sua composição corporal e seu peso corporal, além de sua aparência e a vitalidade. Eu aposto que muitas pessoas vão alegar que ganharam peso corporal e logo pensarão em iniciar uma dieta radical para rapidamente “voltar ao passado”.
Sim, existem dietas de todos os tipos: as líquidas, as com redução de açúcar e gordura, as que preconizam excesso de proteína e os famosos jejuns intermitentes. Há, inclusive, quem ache interessante ficar mais de um dia sem se alimentar. Na verdade, a grande causa da obesidade sempre foi e sempre será o desequilíbrio calórico entre ingestão e consumo.
Os Estados Unidos, que tem níveis altíssimos de obesidade, foram pioneiros na luta contra essa doença. Já o Brasil atingiu marcas terríveis também, mas não investiu no combate à obesidade. Exatamente por isso, não é para menos que essa doença já é considerada uma epidemia.
Faça uma reflexão sobre há quanto tempo você vem tentando emagrecer, sobre as estratégias que você já usou e o quão foram eficientes. Dietas rigorosas, cirurgia plástica, excesso de medicação e, principalmente, sedentarismo compõem uma combinação perfeita para o ganho de peso e a perda de produtividade.
A minha proposta é que você vá em busca do equilíbrio e da saúde, certo? Para isso, analisar as fotos antigas pode te ajudar. Me conte, depois, como foram estas lembranças!
*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial