Tem algo de mágico no Hotel Fazenda Pet Friendly Areia Que Canta, em Brotas, no interior do estado de São Paulo. Além de ser o lugar perfeito para curtir a natureza com seu cachorro, o empreendimento familiar oferece conforto, conexão com diversos animais e dias memoráveis para turistas que buscam relaxar.
Passei dias maravilhosos com o Che, cachorro que adotei há seis meses de raça não definida (RND). Nesse ambiente acolhedor, fundado há 30 anos e administrado pela família Farsoni, pude lidar com a infância canina, nadando com ele no lago para criar momentos muito educativos e memórias juntos.
Nos divertimos, comemos e descansamos em um espaço que compreende as necessidades do cachorro e seu tutor.

Hotel Fazenda Areia Que Canta
Ao chegar, a recepção presenteia os hóspedes e seus pets com uma bolsinha de pano especial. Nela, tapetes absorventes, saquinhos “cata-caca” e um folheto informativo orientam os novatos.

Ficamos em uma suíte ampla na área Paineira, com uma cama de casal, duas de solteiro e vista para o jardim. A diária para duas pessoas custa a partir de R$ 1.630,50 (dezembro/2025), sem contar taxa de serviço e o acréscimo de valor do pet, que é R$120 por dia.
As refeições fartas de café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar estão inclusas no pacote, exceto bebidas alcoolicas e refrigerantes. O restaurante possui uma área externa, chamada de “terraço”, que permite animais.

Para o cachorro, é preciso levar a própria ração porque não há alimentação destinada a ele. No entanto, há água potável gratuita nas áreas comuns para todos.
Outro detalhe importante para tutores é que não há cuidadores de cães para o momento de cair na piscina, ir ao spa, à sauna ou malhar na academia (cachorros não podem entrar). No meu caso, foi fundamental levar um acompanhante para esses momentos, já que o animal não pode, inclusive, ficar sozinho no quarto.
Ressalvas feitas, vamos seguir para o que interessa: diversão aquática e muita tranquilidade na companhia de seu estimado animalzinho.

ParCão e Praia Pet
O lugar ideal para o cachorro correr à vontade é o ParCão, único espaço para soltar o bicho da coleira e deixá-lo correr e brincar.

A Praia Pet é ideal para cachorros que sabem nadar, mas o tutor pode estar junto dentro d’água para ensiná-lo (foi o meu caso).
No caiaque ou no stand up paddle, caso seja um animal acostumado, ele também pode curtir a atividade com seu humano.

Nascente Areia Que Canta
Ir à famosa nascente de água cristalina em meio à mata em um tour guiado é um dos diferenciais do lugar. É essa nascente, inclusive, que inspirou a nova e deslumbrante área de piscinas ao ar livre do hotel.

Para o passeio nas cachoeiras e represas de águas naturais, o hóspede precisa ir com o próprio carro até um determinado local, De lá, tem início uma caminhada em grupo até as áreas preservadas.
Orienta-se levar calçados impermeáveis – ou que possam molhar -, para usar na parte das pedras cortantes e não esquecer da coleira para o pet.
É impossível não se encantar com a pureza das águas e a beleza de plantas e pássaros ao redor. O Che ficou muito animado, correndo feliz de um lado para o outro. Nós, inclusive, afundamos um pouco no barro e saímos enlameados, o que foi muito divertido e rendeu boas risadas.
Para mais esportes e lazer, tem campo de futebol, quadra de beach tênis e redário (redes) de frente para o lago.

Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
O que levar na mala
Vivemos, realmente, dias e noites memoráveis com direito a lua cheia. Para guardar esses momentos, levei o Samsung Galaxy S25 Ultra, que é resistente à água e garante registros submersos.
Além de protetor solar, roupa de banho e chapéu, um repelente também é indispensável para um final de semana inesquecível em Brotas.
*Agradecimento especial ao amigo Eduardo Campos, que foi meu acompanhante nessa aventura com o Che.

Gostou das dicas ou tem sugestões? Converse com a colunista, que adora receber mensagens dos leitores via direct no Instagram.








