Nos últimos anos a procura por festas adultas com temáticas diferenciadas cresceu tanto que, pensando nisso, a rede de buffets infantis Cata-vento decidiu inovar: inaugurou uma “unidade conceito” na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
“Esse novo complexo conta com uma estrutura idealizada para que adultos e crianças se divirtam na mesma festa, de diferentes formas. Investimos em um pub com área separada e sonoplastia distinta, assim, grandinhos e baixinhos participam de um evento totalmente inclusivo”, explica Marcelo Golfieri, CEO da rede de buffets Cata-vento.
Maria Odete da Cruz, professora aposentada de 60 anos, fez e aprova a festa inclusiva. Ela decidiu celebrar a vida após sofrer um infarto, então queria uma festa focada nos adultos, mas sem deixar a criançada de lado. “Quando você vai a algum lugar com criança, ela quer se divertir e quando não se diverte, ela acaba atrapalhando, então achei o Cata-Vento perfeito porque tem os espaços para todos além das atrações que nos fazem voltar no tempo”.
Na aniversário dela, tanto as crianças quanto os adultos brincaram nos equipamentos e até dançaram com a música ao vivo contratada à parte para a área do pub. Um sem atrapalhar o outro, o que criou um ambiente confortável para toda a família.
“Eu brinquei em todos: no elevador que despenca, no barco vinking, no cinema. Alguns adultos entraram na piscina de bolinhas, participaram da brincadeira e nós voltamos a ser crianças novamente. Depois do infarto, eu comecei a olhar a vida de uma forma diferente, eu acordei para a vida, comecei a me olhar melhor, me amar, me gostar e permitir viver. Já que eu renasci, estou vivendo e aproveitando. Pretendo repetir: meus netos adoraram e já perguntaram quando será a próxima”.
A volta da nostalgia: o que dizem os especialistas
A tendência agora é se jogar na nostalgia sem medo de ser feliz e isso não acontece somente no mercado de eventos. Para a psicanalista Cintia Castro, essa moda não vem de hoje e é benéfica quando aplicada de forma positiva. “Comemorar um aniversário de adulto em ambiente lúdico faz com que a pessoa sinta nostalgia, que nos dá a sensação de pertencimento porque nos traz lembranças boas que remetem à infância e a nossa criança interior. Eu digo que quando as pessoas se sentem nostálgicas tem uma sensação de calor e carinho porque elas se recordam de boas memórias e parece que até somos poderosos por poder voltar no tempo”.
Além disso, a especialista ressalta que o conforto emocional de estar ali ao lado de familiares e amigos queridos também faz total diferença. “Todo esse cenário faz com que nosso cognitivo entenda que tudo vai ficar melhor porque já foi bom no passado. Sem falar na comodidade que um ambiente desse ocasiona já que todos, de crianças a mais velhos tem entretenimento num só lugar e podem se divertir, sem atrapalhar ou interceder negativamente”, complementa Cintia.
No ramo há três décadas, Marcelo Golfieri, empresário especialista em festas afirma que já atendeu todo tipo de cliente, até uma senhora de 96 anos que realizou o sonho de comemorar o aniversário com o tema de Branca de Neve. “Ela, uma senhora de 96 anos foi toda fantasiada de princesa, tomando seu bom whisky e se divertindo, encantando a todos porque esse tipo de alegria é contagiante, né? Atendemos de tudo porque digo que não fazemos festas, realizamos sonhos”.
Ao falar sobre a unidade conceito localizada em São Caetano, que contempla diversos brinquedos como elevador, piscina de bolinhas, tirolesa e até arvorismo, o empresário também enfatiza que o buffet acolhe eventos corporativos, tendo espaço para atrações musicais de porte médio e sempre respeitando os pilares da boa festa: segurança, comida, diversão e hospitalidade.