Fiéis às suas sessões de quiropraxia, algumas famosas já revelaram em diversas entrevistas os resultados da prática. Xuxa Meneghel afirma que é adepta das sessões em busca da qualidade de vida e vira e mexe aparece nas redes feliz da vida, após realizar ajustes para cuidar das dores no corpo e fazer alinhamento de coluna.
Já Sandy revelou que conheceu a técnica durante sua gestação, em 2014. Para ter uma gravidez mais tranquila, a cantora usou o método como forma de aliviar desconfortos da gravidez, como o inchaço dos pés, melhorando também a circulação sanguínea.
Priscila Fantin revelou, em entrevista ao TV Fama, da RedeTV, que ficou quase um ano e meio sem sair da cama devido a uma inflamação na coluna que irradiou para o nervo ciático. O tratamento foi feito com medicação, fisioterapia e quiropraxia, e desde então, a bela não deixou mais os ajustes de lado.
De acordo com a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), há cerca de 90 mil quiropraxistas no mundo, sendo mais de mil bacharéis registrados no Brasil. A Organização Mundial da Saúde define a quiropraxia como “uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos dessas desordens na saúde em geral”.
Especialista aplica método exclusivo e une formações
A terapia vem crescendo ao longo do tempo, assim como o número de pessoas que recorrem à sua aplicação. Dr. Rodrigo Marciano, fisioterapeuta e quiropraxista fundador do Instituto Quiro Vitta explica que a desinformação é um dos fatores limitantes da divulgação dos procedimentos. “Algumas pessoas questionam a eficácia da quiropraxia por não ser amplamente praticada dentro da medicina tradicional. Porém, em países como os Estados Unidos, Canadá, Suíça, Austrália e Reino Unido, você já encontra consultórios de quiropraxia dentro dos hospitais”.
Além disso, o medo e o som das articulações sendo ajustadas parece assustador para quem não está acostumado. “Quando realizo o ajuste, o barulho parece ser de algo quebrando, mas, na verdade, são as articulações vibrando. Há também o receio de que um ajuste malfeito possa causar danos, especialmente na região do pescoço, como erroneamente aparece em filmes de ação. Embora casos graves sejam raros, esse medo persiste devido a vídeos sensacionalistas e histórias mal contadas. É preciso desmistificar isso e frisar que a quiropraxia é segura quando feita por profissionais qualificados”, pontua o especialista.
Atuando há mais de 20 anos na área e sendo profissional fisioterapeuta formado em Quiropraxia desde 2005, Dr. Rodrigo se divide entre os atendimentos em São Paulo e Florianópolis. “Criei um método próprio em que faço a junção das minhas duas formações: enquanto a abordagem da quiropraxia enfatiza mais os ajustes articulares e o alinhamento da coluna, a fisioterapia foca no fortalecimento muscular, na reabilitação e na mobilidade. Juntas, elas permitem um diagnóstico mais abrangente e um plano de tratamento completamente eficaz para cada paciente”, ressalta.