De famosas a anônimas, a menopausa causa transtornos. É comum hoje nos depararmos com declarações de celebridades nas redes sociais apontando problemas. Claudia Raia que há oito anos começou a sentir os sintomas, resolveu transformar o que passou em arte e inclusive está em cartaz com o espetáculo “Cenas na Menopausa”, ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, em São Paulo. A atriz já declarou que pediu para que Ana Toledo, autora dos musicais “Tarsila, a brasileira” e “Conserto para dois” (ambos estrelados pelo casal), para que escrevesse um texto leve e que trouxesse comédia aos desafios.
Fernanda Lima é outra celebridade que divide com mulheres tudo o que viveu nesse período difícil. A apresentadora já relatou inclusive em programas de TV que um dos indícios da menopausa que é pouco conhecido se refere ao esquecimento. Pensando em fazer diferença, a Dra. Isabel Martinez, médica, professora e pesquisadora com mais de 20 anos de trajetória, lança o Climex Club, um conceito inovador que ressignifica o climatério e a menopausa com base em ciência, autonomia e longevidade.
Pós-graduada em Neurociência pela USP, a especialista resolveu investir no aplicativo para disponibilizá-lo de forma gratuita à população. “Criamos uma espécie de clube de informação e acolhimento, acessado por meio de um app, feito sob medida para guiar mulheres no climatério e na menopausa. Ao se conectar à plataforma, a usuária recebe conteúdos especializados sobre saúde da mulher, de forma prática, leve e com linguagem acessível, mas sempre embasada e com responsabilidade”, explica a médica.
Especialista aponta 5 passos para vencer nesse período
De acordo com a Dra. Isabel Martinez existe muita confusão com relação ao tema, mesmo com tanta exposição na internet e celebridades tentando propagar informação como prestação de serviço. “A escuta em consultório somada à minha própria vivência pessoal há 10 anos, ao atravessar essa fase sem preparo, despertou um propósito: precisamos guiar essas mulheres com empatia, ciência e conexão. Em um mundo com tanta informação superficial, o Climex nasceu como uma bússola confiável, capaz de orientar com profundidade, sem alarmismo, mas com verdade e acolhimento”.
A pedido de Ana Maria Digital, a médica ensina cinco passos para transformar a experiência da menopausa em algo mais brando, com informação.
- Desconstrua o mito do “normal”. Cansaço extremo, apatia, dores nas relações, flacidez, enfim, nada disso deve ser encarado como parte inevitável do envelhecer. Quando normalizamos o que nos enfraquece, deixamos de buscar soluções. A transformação começa ao reconhecer que algo pode e merece ser diferente.
- Busque informação guiada, não solta. A mulher precisa de um norte confiável. Informação sem curadoria mais atrapalha do que ajuda.
- Entenda que o corpo é tridimensional e deve ser tratado como tal. Flacidez não é apenas pele: tratamos braços e pernas atuando em pele, gordura, musculatura e colágeno.
- Dê protagonismo à sua saúde íntima e emocional. Dor na relação não é normal, escape urinário tem tratamento, libido pode renascer e emoções importam.
- Transforme rituais em pilares de mudança concreta. Pequenos hábitos guiados e conscientes constroem uma nova identidade feminina.