Quem nunca teve uma tela quebrada ou mesmo enfrentou problemas com o funcionamento do celular? De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) 89% das pessoas consultadas já precisaram levar seus aparelhos à assistência técnica. Mas você sabe quais são os cuidados que deve ter ao solicitar esse tipo de serviço?
Wesley Guimarães, CEO da rede ConsertCell e especialista em assistência técnica de celular que atua no ramo há mais de 10 anos ressalta que a credibilidade é o primeiro quesito a ser analisado ao escolher um local para realização de reparo. “Aparelhos eletrônicos quebram e, sim, é de conhecimento público que a vida útil deles está cada vez mais curta. Entretanto, é preciso que clientes busquem lugares e profissionais com garantias estendidas, afinal, a garantia é sinal de que confiam no trabalho feito”.
Outra prática que pode assegurar o consumidor é o uso da tecnologia a favor da informação. “Antes de levar o celular faça uma pesquisa no Google e analise as avaliações sobre o atendimento. Além disso, procure a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui isso evita uma possível dor de cabeça”, pontua.
Consumidor deve estar atento e tem direitos
De acordo com o profissional, ao entrar na loja você deve observar se o laboratório tem visão aberta: isso é um bom sinal. “É comum que profissionais de assistência técnica de celular mexam no aparelho longe dos olhos do cliente, o que aumenta a desconfiança do consumidor”, fala Wesley.
O melhor é dar preferência a estabelecimentos que permitam que você acompanhe a avaliação e até mesmo o reparo, assim você tem a garantia de que suas peças não foram trocadas por outras de qualidade inferior, por exemplo.
Transparência é outro ponto que deve ser avaliado
A comunicação clara entre o prestador de serviço e o consumidor precisa ser levada em consideração. “Profissionais confiáveis traduzem a linguagem técnica explicando o defeito com paciência, sem rodeios e isso faz parte do nosso trabalho”.
Ainda, desconfie de orçamentos mirabolantes: geralmente, os serviços de um local sério são tabelados e o preço deve ser dado antes de se mexer no celular. “Eu oriento que o consumidor deva ficar alerta com profissionais que fazem mistério sobre o orçamento para que não haja surpresa depois. Um bom lugar avisa o valor, fala dos possíveis defeitos e pede sua autorização antes de mexer”, explica o especialista.
Origem das peças durante reparo é ponto de referência
Por fim, você sabe que a empresa é séria quando ela não hesita em comprovar as origens das peças. “Como consumidor você pode e tem o direito de ver as peças e questionar se são originais ou compatíveis”, ensina Wesley.
E complementa: “Nesse ramo, assim como em qualquer outro, a transparência é tudo, mas diante da responsabilidade de lidar com informações vitais, arquivos importantes e todo histórico de vida de uma pessoa isso é vital. Nossa reputação é uma só e quando fazemos o conserto com amor, ganhamos um cliente feliz, fidelizado e satisfeito”.