Nem sempre somos produtivos o tempo todo e com tantas cobranças da rotina e afazeres nos sentimos sobrecarregados quase que o tempo todo. Essa pressão pode influenciar diretamente nosso desempenho e é certo que alguns hábitos podem nos ajudar a enfrentar a situação. “De acordo com um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, é preciso planejar pequenas pausas com intervalo curto ao longo do dia e se incluirmos lanchinhos, o descanso fica perfeito e nutritivo”, explica a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela.
A pedido do portal Ana Maria Digital a doutora listou 8 alimentos facilmente encontrados em território nacional que nos ajudam com a produtividade. “Além de incluir os itens na sua dieta e de acordo com um estudo do Colégio Americano de Medicina Ocupacional e Ambiental, respeitar no mínimo oito horas de sono por noite pode fazer milagres”.
Invista nos lanches abaixo focando em desempenho e concentração. Ainda, é preciso ressaltar que a hidratação é essencial já que beber bastante água ao longo do dia mantém o cérebro funcionando a todo vapor. “Varie os alimentos para garantir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes e nunca se esqueça: mesmo os alimentos saudáveis devem ser consumidos com moderação. Uma alimentação equilibrada combinada com exercícios físicos regulares e sono de qualidade, é a chave para uma alta produtividade e bem-estar no trabalho e fora dele”, ensina Vilela.
Banana pra que te quero
Ela é como uma campeã da energia sustentada. Rica em potássio, ajuda na função muscular e nervosa e, ainda, através dos carboidratos fornece energia gradual. “No Brasil, a banana é cultivada o ano todo, mas atinge seu pico de produção no verão e é uma das frutas mais flexíveis para se transportar e ingerir em qualquer ambiente, ou seja, imprime praticidade”.
Abacate: o coringa das estações
Ele é amigo do cérebro focado já que está repleto de gorduras saudáveis que melhoram a concentração e a memória, sendo que nosso país é um dos maiores produtores de abacate do mundo, com safras principais no outono e inverno.
Castanhas e Nozes são práticas e funcionais
Elas são pequenas potencializadoras cognitivas porque são ricas em ômega-3, que melhora a função cerebral e tem função antioxidante já que combatem o estresse. Um punhado pequeno por dia é o ideal.
Cacau ou chocolate amargo é intenso e marcante
Conhecido como impulsionador do humor, esse alimento aumenta a produção de endorfina, ou seja, o hormônio do bem-estar e, ainda, melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, sendo que o Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo, com safras principais no verão e outono. Atenção à quantidade: 30g de chocolate amargo (70% cacau ou mais) por dia é suficiente.
Laranja é vitamina que aumenta o foco
A dose de Vitamina C fortalece o sistema imunológico e melhora a concentração. “Nosso país é o maior produtor de laranja do mundo, com safras principais no outono e inverno sendo que uma laranja por dia, ingerida com o bagaço, é uma ótima fonte de vitamina C”, declara a médica.
Espinafre faz bem desde os desenhos animados
Considerado um superalimento já que é rico em ferro, o espinafre ainda melhora a concentração e ainda oferece antioxidantes que protegem o cérebro. Lembre-se: uma xícara de espinafre cozido por dia é uma ótima adição à dieta.
Ovos são sinônimo de proteína e energia
Rico em proteínas, o ovo fornece energia gradual e ajuda a melhorar a função cerebral. Alimento versátil, que pode ser feito de diversas formas, é facilmente incorporado aos lanches rápidos, por exemplo.
Café com moderação, faz bem
O reconhecido estimulante clássico melhora a concentração e o estado de alerta. “O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com safras principais no outono e inverno, sendo que duas a três xícaras de café por dia são suficientes para aproveitar seus benefícios”.