Planejar as férias é pura diversão: escolher a data, o destino, o hotel e os passeios. Mas… e na hora de organizar tudo? Como fazer uma mala de viagem que atenda todos os seus compromissos, que te dê conforto, elegância e bem-estar ao longo desses dias? Bem, essa tarefa pode se tornar um grande desafio. Afinal, como garantir que você levará tudo o que precisa sem carregar uma mala pesada?
Então, para te ajudar a organizar sua bagagem de forma eficiente e personalizada, preparamos 10 dicas práticas e juntas, vamos planejar os looks, pensar nos eventos e montar uma mala linda e eficiente sem precisar carregar o mundo! E lembre-se: desapegar faz bem! Uma mala leve te deixa livre para aproveitar tudo de bom que a viagem tem a oferecer e ainda sobrar espaço para as comprinhas.
1 – Planejamento da Viagem:
- Destino: Para onde você vai? Quais lugares pretende conhecer?
- Duração: Quantos dias de viagem no total?
- Transporte: Como você vai viajar? De carro, avião, ônibus? Qual será o transporte no local? Bicicleta, a pé, barco etc.
- Cultura local: Como são as pessoas do lugar? A cultura é mais conservadora ou liberal? O que é considerado adequado para usar em diferentes locais (igrejas, restaurantes)?
- Clima: Qual a previsão do tempo? Quais roupas levar para se proteger do frio, do calor ou da chuva?
2 – Roteiro da Viagem
- Programação noturna (jantar, baladas, festas happy hour)
- Programação diurna (lojas, museu, parques etc)
- Programação do curso, evento, casualidades, ida e volta (distância entre hotel, conforto, climatização etc)
- Topografia do local (ladeiras, ruas de pedras, ruas de chão batido etc)
Assim, com base nas informações acima, pense em 2 Looks por dia: Um para o dia, que inclui café da manhã e passeios. E outro para o jantar, após o banho. Exemplo:
Dia 1 – Legging + camiseta + tênis para viajar
Dia 2 – Biquíni + saída de banho + vestido para piscina do hotel, café da manhã e almoço / Noite: Vestido para jantar fora
Dia 3 – Maiô + saia de praia + chemise para visitar praias / Noite: Conjunto para ir ao restaurante do hotel
Dia 4 – Bermuda + camiseta para para visitar parques / Noite: Look para uma balada temática
3 – Checklist de Viagem
Vamos montar uma lista completa de tudo o que você precisa para a viagem, incluindo itens essenciais que não podem ser comprados no destino. Além das roupas do dia a dia, carregadores, baterias, pijamas e acessórios, pense em itens como óculos (de grau e sol), lentes de contato, medicamentos de uso continuo e produtos de higiene pessoal. Faça uma lista detalhada de tudo o que considerar necessário e, em seguida, analise cuidadosamente cada item para decidir o que realmente levará na mala.
4 – Qual é o melhor tipo de mala
A escolha da mala certa depende de diversos fatores. É importante considerar se você planeja fazer compras e precisa de espaço extra na bagagem. Além disso, a topografia do local e a distância entre o transporte e a hospedagem influenciam diretamente na escolha do tipo de mala: rodinhas são ideais para terrenos planos, mas podem ser incômodas em locais com neve, areias e pedras. E quanto ao trajeto até o hotel, será necessário carregar a mala por longas distâncias? O terreno tem muitas subidas, descidas ou escadarias?
Além de considerar o tamanho e o tipo de terreno, e fundamental verificar as dimensões e o limite de peso estabelecido pela companhia aérea para malas despachadas. Esse limite, que geralmente é de 23kg ou 32kg, varia de acordo com a companhia e a classe da passagem. Essa medida visa garantir a segurança dos funcionários que manuseiam as bagagens e agilizar os processos no aeroporto.
5 – O que pode e não pode ser levado na bagagem de mão em um avião?
Ao preparar sua bagagem de mão para um voo, é fundamental estar atento às restrições. Objetos cortantes e perfurantes, como facas e tesouras grandes, são proibidos por questões de segurança. Líquidos, géis e aerossóis, como perfumes, cremes e shampoos, devem ser acondicionados em recipientes de no máximo 100ml cada e em uma sacola transparente com fecho zip. Alimentos sólidos são permitidos, mas líquidos e alimentos com odores fortes podem ser restritos. Medicamentos controlados são permitidos, desde que sejam apresentados com receita médica e em suas embalagens originais. É importante consultar a companhia aérea para obter informações detalhadas sobre restrições específicas para cada voo.
6 – Planejamento de looks para viagem
Para ter uma mala funcional, a estratégia está em saber que para cada parte de baixo montamos no mínimo 3 looks diferentes, mudando somente a parte de cima.
Para cada parte de baixo leve o dobro de peças de cima.
Exemplos:
- Viagem de fim de semana: 3 partes de baixo + 6 partes de cima + 2 pares de sapato + 2 bolsas (3 x 6 = 18 looks)
- Viagem de 7 a 10 dias: 6 partes de baixo + 12 partes de cima + 3 pares de sapato + 3 bolsas (6 x 12 = 72 looks)
- Viagem de 15 dias ou mais: 10 partes de baixo + 20 partes de cima + 5 pares de sapato + 3 bolsas (10 x 20 = 200 looks)
Agora, se puder, junte os looks com sapatos e acessórios e tire fotos. Isso vai te ajudar a organizar o que precisa levar e lembrar de tudo durante a viagem.
Dica extra: Clique no link e assista minha aula “Como Montar mais de 400 looks”
Como montar mais de 400 looks: 01 look por dia o ano inteiro
7 – Paleta de Cores para uma mala prática e estilosa
Ao montar sua mala, seja para uma viagem a trabalho ou a passeio, escolher as cores certas pode facilitar a criação de diversos looks com poucas peças.
- Viagem a trabalho: Opte por uma paleta com 3 cores neutras como base (por exemplo, azul marinho, marrom e branco) e adicione uma cor mais vibrante como toque final (verde, amarelo, etc.)
- Viagem a passeio: Para um visual mais divertido, combine 2 cores neutras com 2 cores mais vibrantes.
Dica extra: As estampas podem deixar seus looks mais alegres, mas é importante que elas combinem com a paleta de cores escolhida.
Para facilitar sua vida:
- Tecidos inteligentes: Escolha roupas que não amassem facilmente e que sejam resistentes a manchas. Isso evita preocupações com a manutenção das peças durante a viagem.
- Evite o branco: Se você planeja visitar locais onde possa manchar suas roupas (como degustações de vinho ou chocolate), evite levar peças muito claras ou usá-las nesses passeios.
8 – Como ter mais espaço e fazer sua mala caber mais:
- Dobre as roupas em rolinhos, principalmente blusas e camisetas, para economizar espaço e evitar amassados. Organize suas roupas na mala como se fosse uma gaveta, separando por categoria. Ex: fileira de rolinho de short, vestido etc. Coloque as peças mais delicadas ou que amassam com facilidade na parte superior da mala.
Use sacos a vácuo para reduzir o volume das suas roupas em até 75%.
Você pode colocar os looks prontos em saquinhos plásticos, principalmente as roupas das crianças
Se puder, coloque o sapato mais volumoso durante a viagem e leve o casaco mais grosso na mão para liberar espaço na mala. Guarde seus calçados em saquinhos de TNT e as meias enroladas dentro. Objetos pesados como secador, casacos, bolsas e sapatos, devem ficar na parte de baixo da mala ou perto das rodinhas.
9 – O que não levar na mala de viagem
- Sapatos que você não usa há muito tempo, que podem machucar ou quebrar pela falta de uso
- Calçados pesados e sem utilidade planejada
- Testar qualquer peça nova que você nunca usou
- Tecidos que amassam
- Muitas estampas
- Cores que não se combinam
- Calças que só podem ser usadas com algum calçado específico
- Qualquer peça sem planejamento – só porque você acha que “talvez” precise
- Peças que sujam muito ou que mancham fácil (geralmente claras)
- Roupas difíceis de lavar, secar e passar
- Vários Relógios – Escolha uma peça que combine com todos os looks
- Vários Perfumes – Escolha o menor frasco para todos os dias e/ou noites.
10 – Contratação do serviço de Mala Planejada
E quando a família é grande e você está cheia de malas para fazer e sem tempo para organizar tudo? O serviço de Mala Planejada pode ser a solução perfeita! Imagine ter todas as suas malas organizadas, com looks completos e práticos, sem precisar se preocupar com nada? Esse serviço é oferecido por uma Consultora de Imagem que pode te ajudar a otimizar os espaços, escolher as peças ideais para cada ocasião e montar combinações incríveis para toda a família.
Se você quiser ganhar tempo, evitar o estresse e aproveitar cada momento da sua viagem com elegância e conforto, contratar o serviço de Mala Planejada com uma Consultora de Imagem da sua confiança é um ótimo investimento!
E agora que você já tem um Guia Definitivo com 10 dicas praticas de como fazer uma mala planejada, leve, organizada e cheia de looks instagramáveis, é só aproveitar e curtir todos os dias da sua viagem!
Para mais dicas de moda, estilo e autoconhecimento, conheça meu perfil no instagram @estilorenatabarros
Artigos relacionados:
Transforme seu guarda-roupas: a fórmula matemática para montar 480 looks incriveis
Monte seu look: como escolher a bolsa certa para cada ambiente e ocasião.