Amados sempre começo este texto desejando do mais profundo do meu coração, um domingo e consequentemente toda uma semana abençoada por Deus e protegida de todos os males.
Hoje eu não poderia abordar outro tema, que não fosse a passagem do nosso querido Papa Francisco, que partiu na última segunda-feira. O primeiro Papa latino-americano, que durante 12 anos esteve a frente da nossa igreja e encantou a muitos com seu carisma, sua espontaneidade e autenticidade. Com coragem, abordou temas delicados e complexos para a igreja e para a sociedade.
Esteve no Brasil no ano de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude, justamente em um período que eu não andava bem de saúde, atravessava uma luta contra a depressão e por este motivo, não estava em condições de encontra-lo. Mas Deus, em Sua infinita misericórdia, permitiu que estivéssemos juntos em Roma quatro anos depois.
Em sua passagem pelo nosso País, o Santo Padre disse muitas coisas que ficaram gravadas no coração do povo brasileiro. Quando esteve no Santuário Nacional de Aparecida o Papa disse a todos os milhares de fiéis que lá estavam: “Não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança, a realidade pode mudar”.
Bem humorado quando o assunto era leve e mais austero quando o tema era mais delicado, o Papa Francisco sempre foi autêntico. Em um outro momento de sua passagem pelo Brasil o Papa deixou a seguinte mensagem: “Querido povo brasileiro, minha saudação e minha bênção para todos vocês. Tenham sempre esperança querido povo brasileiro e a virtude que deve permear os corações daqueles que creem, sobretudo quando ao nosso redor situações de desespero parecem querer nos desanimar. Não se deixem vencer pelo desanimo, confiem em Deus, confiem na intercessão de Nossa Senhora Aparecida”!
Em todos os 12 anos de pontificado, o Papa Francisco sempre externou esperança em um mundo melhor. Sempre deixou claro que acredita que todos podem melhorar em todos os sentidos e sempre exaltou a importância do diálogo em todas as situações adversas.
Como eu digo Amados, ganhamos mais um intercessor no céu, mais uma estrela que estará iluminando nossos caminhos e nossas vidas, assim, como o próprio Papa Francisco disse, não nos deixemos vencer pelo desânimo, vamos confiar em Deus e na intercessão de Maria e vamos viver com mais felicidade e plenitude! Boa semana, Deus os abençoe!
Padre Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração da Alma de Cristo
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do inimigo maligno defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
Mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os Vossos Santos, por todos os séculos dos séculos. Amem
TURISMO CATÓLICO – Basílica de Santa Maria Maior
Nesta semana perdemos o nosso Papa Francisco. Ele deixou como seu último desejo, ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, inclusive será o primeiro Papa em mais de 100 anos a ser enterrado fora do Vaticano.
A basílica tem dezesseis séculos de existência. Sua construção teve início durante o pontificado do Papa Sisto III, que assumiu o cargo no ano de 432 e ficou por 8 anos a frente da igreja.
É o maior templo mariano em Roma e como as basílicas da cidade, tem um valor artístico e histórico inestimável. Repleta de mosaicos do século V, esculturas, pinturas, tapeçarias, o local encanta os visitantes.