Amados, um domingo muito abençoado e blindado contra todos os males que possam surgir em nossos caminhos. Ontem celebramos uma data importante, que acima de tudo, nos serve para buscar inspiração para nós, através de duas pessoas que representam muito para nossa Fé, São Pedro e São Paulo. Ontem, dia 29 de junho, foi o dia de São Pedro e São Paulo.
Pedro é citado nos quatro evangelhos sempre com destaque. É considerado o fundador e o primeiro Papa da nossa igreja, designado pelo próprio Jesus, como vemos nos evangelhos. Vemos em Mateus, capítulo 16, versículos 18 e 19: “Você é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu e o que você proibir na terra será proibido no céu e o que permitir na terra será permitido no céu”.
Filho de Jonas, irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão. Pescador, foi capacitado por Deus e elevado a um dos principais nomes da igreja primitiva. Esteve sempre presente nas ocasiões dos milagres de Cristo e no dia de Pentecostes fez um sermão que converteu centenas de pessoas.
Foi preso muitas vezes por pregar o evangelho de forma corajosa e firme. Andou por muitas regiões até ir para Roma, onde seus perseguidores o prenderam e o condenaram à morte na cruz. Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como Cristo.
Paulo veio depois, chegou a perseguir cristãos até que foi chamado por Deus, que o deixou cego por um tempo, para depois abrir seus olhos para a verdade que é Jesus. Levou a mensagem para muitos povos e chegou a conhecer pessoalmente Pedro.
Tiveram muitas conversas e Paulo mostrou a Pedro a importância de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Tornou-se um grande pregador e evangelizador.
São celebrados juntos por serem considerados os pilares da nossa igreja, por terem sidos martirizados no mesmo dia (mas em anos diferentes), pelo translado de suas relíquias aconteceram simultaneamente e ambos estarem enterrados embaixo da basílica de São Pedro.
Portanto, vamos aproveitar esta data para conhecer um pouco mais sobre estas duas pessoas incríveis e vamos juntos nos inspirar em sua Fé! Uma abençoada semana a todos! São Pedro e São Paulo, rogai por todos nós!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração aos apóstolos Pedro e Paulo
Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, por ser a pedra sobre qual Deus edificou a Sua Igreja. Ao Bem-Aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da Verdade em todo o mundo.
Te pedimos uma viva Fé, uma firme esperança e ardente caridade. Um despojamento total de nós mesmos, desprezo pelo mundo, paciência nas adversidades, humildade nas coisas prósperas, atenção na oração, sincera intenção no trabalho, diligência no cumprimento das obrigações, constância nos propósitos, conformidade com a vontade de Deus e perseverança na divina graça até a morte.
A fim de que pela vossa intercessão e teus gloriosos méritos, sejamos dignos de comparecer diante do supremo e eterno Pastor de almas, Jesus Cristo, para amar eternamente a Ele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
TURISMO CATÓLICO – Basílica de São Pedro, Vaticano
Pedro foi designado por Jesus para edificar a igreja. Viajou para Roma e evangelizou grande parte da população. Perdeu a vida por defender e levar a mensagem de Jesus. Seu corpo foi enterrado na Colina do Vaticano. Anos depois, o local marcado como túmulo de Pedro foi alterado com a construção de um santuário e 300 anos após sua morte foi construída na área correspondente ao seu túmulo a Basílica de São Pedro.
Considerada a maior igreja do mundo, a basílica atrai milhares de fiéis de todo o mundo. Possui área de 23 mil metros quadrados e é capaz de receber mais de 60 mil devotos. Está localizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, e é sede a Igreja Católica.
Leia mais:
Jesus, dai-nos um coração semelhante ao vosso!
Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo!