A vida nem sempre segue o roteiro que imaginamos. Muitas vezes, oramos a Deus, pedindo soluções imediatas ou respostas específicas, conforme o que pensamos ser o melhor para nós. Quem nunca clamou por uma intervenção divina em meio a uma crise, esperando que Deus mudasse tudo em um instante? Mas aí está uma das belezas da caminhada com Cristo: o Senhor, em Sua infinita sabedoria, pode nos responder de formas e em tempos que jamais poderíamos prever.
A verdade é que, por mais que planejemos, não é raro que Deus nos surpreenda. E quando Ele age, não é simplesmente para atender às expectativas que criamos, mas para realizar o que é realmente o melhor para nós. Nunca se esqueça do que está escrito em Isaías 55:8-9: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.”
Marta e Maria estavam desesperadas. Quando Jesus finalmente chegou, atendendo ao chamado urgente que enviaram, o irmão delas, Lázaro, já havia morrido há quatro dias. Ambas tinham certeza de que se Jesus tivesse chegado antes, teria curado Lázaro. Mas quando tudo parecia perdido, Jesus não apenas chegou, mas superou todas as expectativas.; Ele trouxe Lázaro de volta à vida (João 11:1-44). As irmãs pediram uma cura, mas Deus tinha um plano bem maior: um milagre que deixaria todos boquiabertos e glorificaria Seu nome de uma forma que ninguém poderia ignorar.
Quantas vezes nos encontramos como Marta e Maria? Enquanto oramos e clamamos, o tempo passa e Deus não nos atende do jeito que queremos. E aí, pensamos que Ele não nos ouviu. No entanto, o Senhor não apenas ouve; Ele também responde do jeito que é melhor para nossa edificação e sobretudo para Sua glória, mesmo que não entendamos isso de imediato.
A história de José é um testemunho poderoso do que Deus pode fazer transformando o que parece ser o nosso pior momento em algo extraordinário. Vendido como escravo pelos próprios irmãos, preso injustamente, José enfrentou anos que, para ele, devem ter parecido um pesadelo. Mas ele nunca perdeu a fé; e no final, o Senhor o elevou a uma posição de honra, tornando-o o segundo no comando em todo o Egito, usado para impedir que milhares, inclusive sua própria família, morressem de fome (Gênesis 37-50). Certamente, por muitas vezes, José pediu por liberdade e reparação de todas aquelas injustiças, mas o que Deus tinha preparado era infinitamente maior e melhor.
Assim como José, talvez você esteja enfrentando um desafio que parece não ter solução. Pode ser que você esteja orando para que Deus mude exatamente as circunstâncias que Ele está usando para te preparar para algo muito maior e melhor.
É possível que hoje você esteja cansada de esperar. Talvez pense que Deus está em silêncio e que Ele não vê a sua dor. Mas lembre-se: O Senhor nunca está longe dos que estão em Cristo e vivem o Evangelho; Ele nunca está em silêncio, se você está lendo sua Bíblia; Deus pode estar preparando algo em sua vida que vai muito além do que você pediu, uma resposta que virá quando você menos esperar, de uma forma que supere e muito qualquer expectativa humana.
Abordei essa temática no meu livro ‘Quando Só Quero Desistir’. Em meio ao caos, às lutas e ao desânimo, Deus não só está presente, mas Ele está agindo, ainda que você não possa ver. Ele está preparando uma resposta, mesmo que seja diferente do que você imaginava. A cada novo dia, o Senhor renova as forças daqueles que O buscam e lhes dá a Paz que excede todo entendimento.
A vida é cheia de reviravoltas, mas poucas se comparam ao alívio de perceber que Deus sempre teve o controle, mesmo quando achávamos que tudo estava desmoronando definitivamente. O Criador de todas as coisas tem o poder de nos surpreender de maneiras que jamais poderíamos prever. E se hoje você está esperando por uma resposta, não se esqueça: o silêncio de Deus não significa ausência, e a demora não significa que Ele não ouviu sua oração. O Senhor Jesus nunca chega atrasado!
A nossa visão é limitada, mas o amor e o cuidado de Deus são perfeitos. Confie nEle, pois “todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Não deixe que as circunstâncias desviem o seu olhar do seu Pai Celestial. Afinal, se Ele não poupou Seu próprio Filho por nós, como não nos dará também tudo o mais que precisamos?
Com amor, em Cristo,
Pr. Raphael Melo
Meus livros: raphaelmelo.com.br/livros
Redes Sociais: @prraphaelmelo
Email: pr***********@rm*********.br
Site: raphaelmelo.com.br