Setembro chegou, trazendo consigo o Setembro Amarelo, uma campanha que nos chama a atenção para algo que muitos enfrentam em silêncio: a vontade de desistir. Em um mundo que parece girar cada vez mais rápido, é fácil se sentir isolado,perdido em um turbilhão de pensamentos, e em alguns momentos, até acreditar que não há mais razão para continuar.
Mas hoje, quero te lembrar de uma verdade bíblica irrefutável: você não está só.
Todos nós passamos por momentos de escuridão, quando parece não haver saída. Muitas vezes, o peso da vida revela-se esmagador, e nos sentimos sem forças para seguir em frente. Nessas horas, a tendência é que a dúvida tente roubar o lugar da fé, e que pensemos que até Deus esteja em silêncio por não se importar conosco. Mas a verdade é que Ele nunca abandona os seus. Em Isaías 41:10, lemos: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
Essa promessa da Palavra de Deus é real, mesmo quando o coração está apertado e a alma cansada.
Durante momentos difíceis, muitos têm encontrado esperança e orientação através das Escrituras. Eu mesmo, que ao longo dos anos já precisei buscar tanto na Bíblia a força para não entregar os pontos, tive a oportunidade de compartilhar esse encorajamento com muitas pessoas. Um exemplo é o meu livro “Quando Só Quero Desistir”, que nasceu para trazer uma perspectiva bíblica de como a glória de Deus brilha ainda mais forte quando tudo ao redor está escuro. O impacto foi tão significativo, que até hoje recebo inúmeros testemunhos de vidas transformadas e pessoas que não desistiram, após a leitura.
Contudo, não é o livro que transforma vidas, mas o Deus sobre O qual ele fala. Não foi o que eu escrevi que impediu tantas pessoas de jogarem tudo para o alto e se entregarem, foi a Palavra de Deus, sobre a qual eu nele escrevi. É a Verdade da Bíblia que transforma e liberta todos que creem.
A paz que excede todo o entendimento não vem das circunstâncias ao redor, mas da fé na Palavra de um Deus que cuida de nós, mesmo nos dias mais tenebrosos. Talvez você esteja precisando dessa paz hoje, agora. Talvez você esteja à beira de desistir, cansado da luta diária e do sofrimento que parece sem fim. Mas estou aqui para te dizer que em Jesus Cristo há esperança. Há vida. Não desista!
O Setembro Amarelo é um momento importante para falarmos abertamente sobre os desafios que muitos enfrentam calados. Se você está lutando com pensamentos de desistência, saiba que pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Pelo contrário, é um ato de coragem.
A Bíblia nos ensina, em Gálatas 6:2, a carregar os fardos uns dos outros. Você não precisa enfrentar isso sozinho. Creio que deve haver pessoas ao seu redor prontas para te ouvir, te apoiar, e te lembrar que Deus tem um propósito maior para a sua vida e não te abandonou. Mas mesmo se você achar que não há ninguém, meu e-mail estará no fim desta coluna. Pode me enviar uma mensagem.
Deus te ama de maneira incondicional, e se você clamar, Ele estende a mão para te ajudar a atravessar esses momentos sombrios, por mais difíceis que sejam. Não importa o quão fundo você ache que caiu, Ele está lá, pronto para te levantar.
Se você está pensando que não consegue mais caminhar, lembre-se que não precisa resolver tudo de uma vez, só precisa dar um passo de fé em direção à Cristo, à Palavra de Deus, à Vida, onde verdadeiramente há esperança.
Enquanto você caminha, mesmo com passos trêmulos e incertos, Ele está ao seu lado, sustentando cada movimento e, se preciso for, até te carregando nos braços, brilhando no meio dessa escuridão.
Você não está só.
Ninguém está, pois qualquer ser humano vive a apenas um clamor de distância do Deus Todo Poderoso. Basta invocar o Nome dEle: Jesus.
Com amor, em Cristo,
Pr. Raphael Melo
Meus livros: raphaelmelo.com.br/livros
Redes Sociais: @prraphaelmelo
Email: [email protected]
Site: raphaelmelo.com.br
P.S.: A Busca de ajuda espiritual em Deus não impede que se busque ajuda médica, se necessário.