O ator Roberto Birindelli, com uma sólida trajetória no teatro, cinema e televisão, atualmente interpreta Santiago na novela Mania de Você, da Globo. Com uma carreira marcada por produções nacionais e internacionais, Birindelli conquistou o público com personagens marcantes em novelas e séries de sucesso. Em uma entrevista exclusiva no Instagram, o jornalista Marcos Michalak conversou com o ator sobre sua carreira, seus projetos e os desafios de seu papel na trama das nove.
O crescimento de Santiago em Mania de Você
Inicialmente previsto para ser uma participação curta, Santiago acabou ganhando mais espaço na novela. “Quando me chamaram pra fazer o Santiago era pra ser uma participação de dois ou três dias, mas aí fui ficando. Era pra ficar duas semanas gravando, eu fiquei quatro meses”, revelou Birindelli. Apesar da importância de seu personagem, o ator lamentou não ter tido cenas com Rodrigo Lombardi: “É uma pena que não cheguei a gravar com ele, mas já fiz muitos trabalhos com ele.”
Do cinema ao projeto gastronômico
Com uma forte ligação com o cinema, o ator destacou um dos seus trabalhos favoritos: “Eu sou bicho de cinema. Um dos filmes favoritos que fiz é Um Contra Todos, foram cinco anos trabalhando.” Mas, além da atuação, Birindelli tem novos planos fora das telas. “Estou apresentando para as emissoras um projeto de programas de churrascos, vai ter várias surpresas”, contou.
Novidades para 2025
O próximo ano será movimentado para o ator. “Vou fazer quatro longas em 2025. Em março, vou estrear uma série chamada Jogo Cruzado, uma história de futebol”, adiantou. Ele ainda contou que as gravações da série foram intensas e cheias de imprevistos: “Teve vários acidentes. A Carol se machucou, o Loreto machucou, aí o diretor olhou pra mim e falou: ‘Você vai ser o próximo.’”
Outro destaque entre seus projetos futuros é o filme Vitrines, que, segundo ele, é um dos mais emocionantes que já fez. “A história da resistência durante o golpe no Chile acontece na Embaixada Argentina e é contada por uma menina que não conseguia lidar com o que estava acontecendo. Para explicar, ela pegava objetos e montava pequenos cenários que eram as vitrines.”
Uma carreira inesperada e um sonho inusitado
Apesar de hoje ser um ator reconhecido, Birindelli revelou que seu caminho começou de uma maneira completamente diferente. “Eu não comecei com teatro nem era meu sonho. Aos cinco anos, entrei num conservatório de pintura. Como eu desenhava, automaticamente fui para a arquitetura, e aí, na arquitetura, comecei a fazer danças e mímicas. Depois, fui trabalhar com teatro na Europa”, contou.
Mas se engana quem pensa que ele já realizou todos os seus desejos na carreira. O ator revelou um sonho curioso: interpretar um super-herói. “Queria fazer um super-herói que não tenha nenhum poder, tipo um Chapolin Colorado na versão adulta, que tem que salvar a humanidade.”
Reflexão sobre a vida e a carreira
Ao final da conversa, Birindelli compartilhou uma reflexão sobre sua trajetória e os caminhos inesperados que a vida lhe trouxe:
“Todos os projetos, sonhos que eu desejava em minha vida deram errado, mas o que a vida me deu em troca era invariavelmente melhor do que eu tinha projetado. É tentar e compreender que a eternidade quer o nosso melhor. Deixa a vida me levar, leva eu.”
Com uma carreira consolidada e novos desafios, Roberto Birindelli segue surpreendendo o público e reafirmando sua paixão pela arte.