O diretor Rica Mantoanelli não está para brincadeira quando o assunto é “A Caverna Encantada”. A trama, exibida pelo SBT, não só conquistou o público tradicional, com mais de 73 milhões de telespectadores alcançados na TV Aberta, como também virou uma febre nas redes sociais, com conteúdos exclusivos e estratégias que misturam novela e internet como nunca antes visto. Em entrevista exclusiva, ele abriu o jogo sobre os bastidores dessa superprodução e as ações criativas que estão deixando os fãs ainda mais apaixonados.
Pensada para todas as telas e idades
“A Caverna Encantada” é muito mais do que uma novela – é um universo! Desde o início, a trama foi criada com a ideia de ir além da telinha do SBT. Com quadros no YouTube, cenas no TikTok, conteúdos exclusivos no Kwai e spoilers no Instagram, Rica revelou que cada plataforma foi escolhida a dedo para engajar diferentes públicos. “Estamos em todos os lugares, como um polvo com vários tentáculos! Cada braço trabalha junto para alimentar o sucesso da novela como um todo”, disse o diretor.
Apenas no canal do Youtube TV ZYN, os conteúdos da novela já somam mais de 32 milhões de plays e 951 mil engajamentos. O CaveCast, podcast com o elenco de A Caverna Encantada, conquistou o carinho do público e conta com mais de 4,6 milhões de plays e 224 mil engajamentos.
E não para por aí! No Instagram oficial (@cavernaencantada), os atores aparecem nos bastidores, revelando curiosidades, cenas inéditas e até interagindo com os fãs. Isso sem falar no público que consome trechos da novela no TikTok e transforma o conteúdo em memes e desafios virais. Somente no Instagram, os conteúdos da novela já ultrapassaram 56 milhões de visualizações e 3 milhões de interações. No TikTok, A Caverna Encantada já acumula mais de 44 milhões de visualizações dentro do perfil de TV ZYN com 2,6 milhões de engajamentos. Já no +SBT, streaming da emissora, são mais de 10 milhões de plays.
Spoilers que vêm do público
E sabe o que é mais curioso? Muitos dos rumos da trama são influenciados pelo público. Rica Mantoanelli contou que acompanha os comentários nas redes sociais e, sempre que possível, encaixa as ideias dos fãs na história. “A voz do povo é a voz de Deus. É incrível como eles têm sacadas que a gente às vezes não vê, e isso nos ajuda a surpreender ainda mais”, destacou.
Participações especiais e mimos para os fãs
Para deixar a experiência ainda mais especial, “A Caverna Encantada” aposta em participações surpreendentes. Recentemente, nomes como os cantores Ana Castela e Belutti, os atores Moacyr Franco e Thaís Pacholek, e o humorista Fausto Carvalho (Jorginho) apareceram na trama, levando o público ao delírio. “Queremos sempre trazer novidades para surpreender. Tudo é feito com muito cuidado para que as participações se encaixem organicamente na história”, revelou o diretor.
Outra ação que chamou atenção foi o “Diário dos Ventos”, um jornal fictício da trama que foi transformado em brinde exclusivo para os fãs mais engajados. Com spoilers, curiosidades e até caça-palavras, o material foi enviado para 100 sortudos, criando uma conexão única com o público.
Um sucesso que une gerações
Embora seja voltada para o público infantojuvenil, a novela conseguiu conquistar toda a família. “Temos núcleos para todas as idades, desde os romances adolescentes até histórias mais maduras que envolvem os pais. É um conteúdo feito para unir gerações”, explicou Mantoanelli.
Com mais de 300 capítulos previstos e estratégias que continuam evoluindo, “A Caverna Encantada” é, sem dúvida, um marco na história do SBT e da teledramaturgia brasileira. Quem ainda não está acompanhando, está perdendo um show de criatividade e inovação!