A repórter e rainha de bateria da União do Parque Acari, Luciana Picorelli,prestou uma homenagem marcante ao Dia de São Sebastião — celebrado em 20 de janeiro — com um ensaio especial e cheio de significado. Para ela, que também cultua as religiões de matriz africana, São Sebastião é sincretizado com *Oxóssi*, o rei das matas, da fartura e da caça, a quem se refere com profundo respeito como seu “pai espiritual”.
Sem medo de mostrar sua fé, Luciana abriu o coração:
*“Por muitos anos fui discreta com minha religiosidade porque trabalhava numa emissora evangélica. Mas hoje, com maturidade e consciência, decidi que nunca mais vou esconder minhas raízes por ninguém. Não dá mais para viver com medo ou vergonha de quem somos.”*
A rainha também comentou sobre os desafios da intolerância religiosa e os conflitos raciais nas redes sociais:
*“A gente vê tanto preconceito, tanta divisão… branco não pode isso, preto não pode aquilo… acabamos vivendo sob medo e culpa, nos limitando. Isso tem que acabar. Precisamos de mais empatia, respeito e liberdade para sermos quem somos.”

Com um figurino inspirado na ancestralidade africana e cercada de elementos da natureza, Picorelli celebrou Oxóssi pedindo proteção, fartura e sabedoria para o ano que começou — especialmente com os desafios do Carnaval 2026, onde mais uma vez ela estará à frente dos ritmistas.
“Oxóssi representa a força da floresta, da sabedoria e da fartura. Que ele nos traga equilíbrio e caminhos abertos nesse novo ciclo”,concluiu.








