O longa-metragem de animação Juvenal e o Dragão foi um dos grandes destaques da segunda edição do Festival de Cinema Música em Foco 2025, realizado em Jaraguá do Sul (SC). A produção levou dois prêmios: Melhor Filme Longa-Metragem pelo Júri Popular e Melhor Canção Original, com a obra interpretada e composta por Asis Soares e Candy Belotto.
O 2º Festival de Cinema Música em Foco é uma realização da Associação Coletiva Nômade, com execução do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e recursos do Governo Federal via Política Nacional Aldir Blanc. O evento contou ainda com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Secel, CEU das Artes, CAI (Centro de Artes Integradas) e Sesc.
A programação teve início no dia 19 de setembro, com abertura no anfiteatro do Sesc, e encerrou-se no último domingo (28 de setembro), no CAI, com a cerimônia de premiação dos vencedores. Durante dez dias, a cidade recebeu mais de 50 produções entre curtas, médias e longas-metragens, exibidas em diferentes espaços culturais, além de cerca de 60 videoclipes em sessões ao ar livre.
Segundo o diretor de curadoria Thiago Barba, o festival alcançou um marco internacional. “Tivemos inscrições de 84 países além do Brasil, então já podemos considerar este um festival internacional na cidade”, destacou.
Entre os diferenciais desta edição esteve também a criação do troféu “Formatinho”, que garante a distribuição gratuita de um curta-metragem em canais de streaming e TV por um ano, através da parceria com a distribuidora gaúcha.
Com diversidade de obras, público crescente e novas premiações, o Festival Música em Foco consolida-se como um dos eventos culturais mais relevantes de Jaraguá do Sul, aproximando cinema e música em múltiplas linguagens.