Acabamos de celebrar, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, data que representa a luta pela liberdade e igualdade racial. Infelizmente, não podemos negar que a nossa sociedade ainda é muito racista e preconceituosa.
Essa data é essencial para lembrarmos a importância de ressignificarmos nossas relações sociais e de reconhecermos o valor de todas as pessoas, independentemente da cor da pele.
No Brasil, ser mulher, preta e mais velha traz muito mais desafios e dificuldades. Por isso, é preciso criar espaços que representem e valorizem suas vivências e conquistas em diversas áreas.
Pensando nisso, trago 6 mulheres maduras negras que são para lá de potentes e inspiradoras. Confira, na sequência!
1. TAÍS ARAÚJO (43) E MAJU COUTINHO (44)
A atriz Taís Araújo enfrentou preconceitos, principalmente no início da carreira, mas com talento e garra, venceu! Inclusive, conquistou o posto de primeira protagonista negra da maior emissora da televisão brasileira, a TV Globo, quando estrelou a novela ‘Da Cor do Pecado’.
Já Maju Coutinho é uma jornalista de peso, que inspira muitas meninas negras a sonharem em conquistar seu espaço e reconhecimento profissional. Elas apontam para a televisão, sorriem e se sentem representadas. É lindo!
2. PRETA GIL (48) E NAOMI CAMPBELL (52)
Há algum tempo, a cantora Preta Gil ajuda mulheres a se aceitarem como são, independentemente da cor e do corpo. Tanto que a cantora tem milhares de seguidoras, que adoram ver suas fotos de biquíni, pois se sentem representadas e se identificam com sua verdade.
E o que dizer da top model, Naomi Campbell? Nos anos 1980, época em que praticamente inexistiam modelos negras, conquistou seu espaço no mundo na moda. Atualmente, é mãe de uma criança pequena e continua modelando!
3. GLÓRIA MARIA E MICHELLE OBAMA (58)
A jornalista Glória Maria, que prefere não revelar a idade, é puro talento e inspiração, sendo considerada a primeira repórter negra da televisão brasileira. Atualmente, ela integra a equipe do programa ‘Globo Repórter’.
Michelle Obama é advogada e esposa do ex-presidente Barack Obama. Ela foi primeira negra a ocupar o posto de primeira-dama dos Estados Unidos entre 2009 e 2017. Não precisa dizer mais nada, não é mesmo?
Lembrete final: Existem muitas outras mulheres que merecem ser lembradas aqui, como Viola Davis, Zezé Motta, Alcione, Cacau Protásio, Cris Vianna, Beyoncé e Oprah Winfrey, que representam e inspiram muitas mulheres!
*LEKA OLIVEIRA é produtora de conteúdo, empreendedora e colunista ageless. Na Revista AnaMaria apresenta artigos para as mulheres maduras, principalmente com foco em moda, beleza e autoestima. Instagram: @lekaolliveira – Idade Sem Regras