Olá pessoal! Crianças de volta às salas de aula e com isso aumentam as chances de doenças respiratórias. Nas crianças entre 2 a 4 anos temos uma média de oito a 11 episódios de gripes e resfriados ao ano, o pico de infecções virais da vida. E é importante evitar que esses resfriados virem infecções bacterianas e, consequentemente, uso de antibiótico!
Então vamos a lista de dicas!
1. VACINAS EM DIA
As vacinas da gripe, COVID e a vacina pneumocócica devem ser dadas e reforçadas! Elas são medida importante na prevenção destas doenças.
2. LAVAGEM NASAL
A lavagem nasal com soro fisiológico reduz a duração e os sintomas das gripes e resfriados, além de ter ação na prevenção destas infecções. Para isso deve ser feita ao menos duas vezes ao dia.
3. LAVE AS MÃOS
Ensine seus filhos a lavar as mãos. Manter as mãos limpas reduz a contaminação e transmissão de doenças respiratórias. Para isso água e sabão bastam! Caso não seja possível recomenda-se o álcool em gel.
4. SE SEU FILHO ESTIVER DOENTE, NÃO MANDE-O PARA A ESCOLA
Se a criança estiver doente o ideal é não ir à escola, pois lá poderá contaminar as outras crianças. Se todos fizermos isso, reduzimos a transmissão de doenças.
5. SE TIVER RINITE, TRATE!
Crianças com rinite devem ser tratadas de maneira adequada. A rinite descompensada reduz as defesa natural do trato repositório e facilita a ocorrência de infecções.
6. ESTIMULE A IMUNIDADE
Brincadeiras ao ar livre estimulam o desenvolvimento geral e a imunidade. Além disso, capriche na alimentação variada com frutas e legumes e menos alimentos processados!
Fiquem atentos e boas aulas!
*DRA. MAURA NEVES é formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP. Fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP. Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP
Aqui na Ana Maria Digital quinzenalmente um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta. Instagram: @dra.mauraneves