Olá a todos! Com o verão chegando e muitas ondas de calor de previstas, escolhi falar um pouco sobre as rinites. Os sintomas de rinite podem ocorrer em todas as estações do ano, e no verão não é diferente. Crises de obstrução nasal, coriza, espirros e coceira são a combinação mais frequente de sintomas.
Existem algumas condições que se somam nesta estação, potencializando as crises de rinite. Vamos a elas!
1) Mudança de temperatura
Durante o verão, temos mudanças de temperatura ambiental muito frequentes, e expomos o trato respiratório a elas. Podem ser desde o esquenta e esfria do dia a dia ou exposição ao ar-condicionado. Estas mudanças de temperatura são bastante irritantes para o nariz e desencadeiam muitas crises de rinite.
2) Aumento de umidade
Durante a estação das chuvas há aumento de umidade e, com ela, do mofo. Os fungos são alérgenos respiratórios e o aumento da umidade do ar facilita seu aparecimento em armários, paredes e ambientes fechados. Um passeio a casa de praia, dormir em um travesseiro guardado há algum tempo são situações que desencadeiam uma boa crise.
3) Ar seco também causa crise?
No mesmo contexto de da umidade, o ar seco é um irritante nasal. A exposição ao ar seco causa crises de rinite, e a chance de isso ocorrer aumenta especialmente se o ar estiver frio.
Para evitar as crises há algumas dicas:
- Faça a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado em dia;
- Faça a limpeza nasal com solução salina 2x ao dia;
- Cuidado em ambientes com mofo: realize a limpeza de áreas com bolor ao menos 1x por semana;
- Use umidificadores ou uma toalha úmida na cabeceira da cama, o que ajuda a manter a umidade dos ambientes com ar-condicionado.
Fique atento as crises de rinite: caso ocorram durante mais de quatro dias na semana, ou durante mais de quatro semanas de maneira contínua, os sintomas devem ser tratados. Assim, procure o seu médico!