Sabemos que o sonho de ter mechas no cabelo pode se tornar um verdadeiro pesadelo caso o cabelo fique elástico ou quebradiço. Exatamente para evitar uma situação assim, separei algumas dicas para recuperar o seu cabelo e você poder curtir as mechas como sempre sonhou.
O primeiro passo é identificar se ele está sensível, elástico ou emborrachado. Entenda que, quando o fio está sensível, ele fica levemente elástico quando está molhado, mas não a ponto de quebrar. Já o cabelo elástico é só puxar que ele ficará todo frisado e parecendo um elástico rompido. Enquanto o fio emborrachado vai encolher e dar vários nós quando molhar.
TESTE RÁPIDO PARA IDENTIFICAR CABELOS SENSÍVEIS VERSUS ELÁSTICOS
Separe uma mecha fina e descolorida e puxe fazendo movimento de vai e vem. Se a mecha ficar levemente elástica está sensível, já se você puxar e a mecha frisar inteira está elástica.
VAMOS PARA AS SOLUÇÕES?
Cronograma para cabelos sensíveis: sequência de uma reconstrução + nutrição + nutrição (um tratamento em cada lavagem).
- Utilize 30g de henna incolor (nesse caso eu indico a henna da Surya Brasil).
- 1 colher de sopa de óleo de Argan
- 45ml de água
Misture tudo, aplique no cabelo e deixe agir por cerca de 10 MINUTOS. A henna é um ótimo reconstrutor natural e, quando aliada a um bom óleo, dá para reconstruir e nutrir ao mesmo tempo.
Cronograma para cabelo elástico: sequência de 2 reconstruções + nutrição (um tratamento em cada lavagem).
- Vinagre de maçã
- 30g de henna incolor
- Máscara hidratante
Aqui, a ideia é acidificar usando o vinagre de maçã antes da lavagem, com os fios ainda secos. Logo após, lave com o shampoo da sua preferência e aplique a henna incolor de tratamento, deixando agir por 10 minutos. Feito isso, aplique uma boa máscara hidratante nos cabelos e finalize como de costume.
E COMO CONSERTAR CABELO EMBORRACHADO?
Infelizmente, vale salientar que, em muitos casos, a única solução é o corte. Dependendo, porém, também dá para reverter fazendo a seguinte sequência: 3 reconstruções + 3 nutrições (sendo um tratamento a cada lavagem).
Aqui, vamos acidificar, umectar e, depois, reconstruir com a henna Mas isso só logo após a sequência de tratamentos que falamos acima.
- A umectação com óleo de coco pode ser feita durante a noite. Acidifique com o vinagre de maçã antes da lavagem, com os cabelos secos e aplique o shampoo da sua preferência..
- Para reconstruir, use a henna incolor para tratamento e, logo em seguida aplique uma boa máscara de nutrição.
- Repita esse ciclo até o seu cabelo recuperar por inteiro.
Sei que cuidar dos cabelos no pós-mecha pode parecer complicado e difícil, mas, se você fizer direitinho, é possível reverter e ficar com os cabelos lindos e mais brilhantes do que nunca!
*BRUNA NUNES é hairstylist e apaixonada por moda. Recebe suas clientes no Jacques Janine (Unidade Jardins, em São Paulo/SP) e aqui na Revista AnaMaria vai dar dicas de cuidados, cor, corte e penteados. Instagram: @brunanunesoficialNUNES é hairstylist e apaixonada por moda. Recebe suas clientes no Jacques Janine (Unidade Jardins, em São Paulo /SP) e aqui na Revista AnaMaria vai dar dicas de cuidados, cor, corte e penteados. Instagram: @brunanunesoficial