Olá, pessoal da AnaMaria, tudo bem? Seguimos aqui com a pauta da boa comunicação! E o papo continua com o Caetano Tona (@caetanotona), que é preparador, organizador e curador dos grandes eventos TEDx Guarulhos. Nesta semana, vamos refletir: saber se comunicar é um dom, que nascemos com ele, ou podemos aprender?
A comunicação é fundamental e indispensável para o ser humano, sendo realizada e pensada de forma que ocorra uma compreensão mútua nas relações humanas. Isso permite construir aprendizagens relevantes e significativas em qualquer ambiente.
QUAIS SÃO AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO?
- comunicação verbal
- comunicação não-verbal
- comunicação escrita
- comunicação visual
Mas, afinal, trata-se de um dom ou de aprendizado? Segundo o expert Caê Tona, quando você vai SE comunicar, precisamos ter algo autêntico para passar a frente. “Existem pessoas que desenvolvem desde a infância uma capacidade de se comunicar, entretanto, devemos lembrar que isso também foi aprendido. Uns começaram cedo e outros devem seguir seu fluxo natural”, relata Caê.
Outra dica do especialista é que, mesmo os tímidos, têm seu espaço e não devem cair na armadilha da comparação, algo muito inerente dos jovens quando pensamos até mesmo no universo das redes sociais.
E o medo de falar em público? Você já passou por isso? Muitas pesquisas mostram que os níveis nessa hora são elevadíssimos, pois o ser humano tem medo de não ser aceito por determinados grupos. “Existem diversos profissionais que podem auxiliar as pessoas neste amadurecimento, é importante refletir sobre nossos desafios”, afirma o especialista.
Veja algumas dicas práticas que podem ajudar bastante no processo de construção da fala:
- Treine com ênfase: tenha conhecimento do conteúdo a ser apresentado e faça algumas simulações.
- O corpo fala: corpo, voz e fala devem seguir a mesma vertente do público.
- Formas de linguagem: o tema e a exposição do conteúdo devem estar conforme o nível do público presente.
- Recursos a mão: utilize todos os recursos disponíveis, como slides, projeções, ou até mesmo objetos de demonstração.
- Foco direto: a ideia é sempre prender a atenção dos ouvintes.
Bora testar estas dicas na prática? Depois conte para mim o que funcionou para você!