Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Quem acompanha minhas palestras e conteúdos sabe que eu trabalho com treinamento físico há muitos anos, e defendo os benefícios da musculação com unhas e dentes, já que ela é a base para um metabolismo mais ativo.
Quem aí sofre com o efeito sanfona? Eu te garanto que a musculatura em dia é a solução para esse problema. O principal benefício da atividade de força está relacionado ao ganho de massa muscular. Afinal, quanto mais músculos, melhor e mais rápido será seu metabolismo.
Exatamente por este motivo, muitas pessoas idosas podem ter um metabolismo mais ativo do que um jovem de 20 anos. Milagre? Não, apenas bons hábitos!
MAIS FORÇA
E, por falar em idosos, acredito que todos já tiveram um tio ou avó que caiu no banheiro e fraturou o fêmur (osso mais duro do corpo). E sabe qual é o motivo? Além da maioria dos idosos não ter força nos músculos, existe outra doença muito comum com o avanço da idade: a osteoporose. Devemos lembrar que longevidade não é apenas viver mais e, sim, ter uma vida longa e sem limitações.
E quantas vezes por semana devo treinar? Recomendo praticar musculação por, pelo menos, três vezes por semana. Mas existe um segredinho de especialista! Sempre mude o seu estímulo, aumente a carga progressivamente, mude o número de repetições e séries, mas sempre com a ajuda do professor de educação física, ok?
Aliás, vale lembrar: antes de começar qualquer atividade física, consulte o seu médico para que ele possa te avaliar e solicitar os exames necessários. E, para te convencer definitivamente que a musculação deve te acompanhar por toda vida, aqui vão alguns bons argumentos:
1. Melhora a postura corporal: Chega de ombros caídos! Os músculos das costas manterão a sua postura altiva e saudável. Além disso, as dores e desconfortos posturais passarão bem longe de você, bom demais, não é?
2. Manutenção do peso saudável: Um sonho realizável para os adeptos da modalidade;
3. Manutenção do metabolismo “acesso” por até 24 horas após o treino. Isso pouca gente sabe!!
4. Combate problemas emocionais: por promover a liberação da endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a musculação pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse, diminuir os sintomas de ansiedade e, até mesmo, combater a depressão.
5. Diminui o risco de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e colesterol nas alturas.
Acho que te convenci, né? Agora, chega de bate-papo e vamos para a prática! Quem sabe a gente se encontra na academia, hein?
*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial