A indústria de bebidas alcóolicas é uma das mais lucrativas no mundo. Segundo a Business Wire, houve um crescimento de 6 bilhões de dólares entre os anos de 2020 e 2024, com progressão anual que se aproxima de 3%. Entretanto, em alguns países é proibido tomar qualquer tipo de bebida alcoólica. Você sabe quais são?
Os países que proíbem a comercialização de bebidas alcoólicas fazer isso por causa de leis e questões religiosas. É o caso do Islã, em que o certo e o errado são baseados no Alcorão. O livro sagrado aponta que o ideal é evitar o consumo de álcool para não ser intoxicado e não tornar o mal maior que o bem.
Países onde é proibido tomar qualquer tipo de bebida alcoólica
Bangladesh
Bangladesh faz fronteira com a Índia e Myanmar. Lá, apenas moradores e visitantes estrangeiros podem comercializar bebidas alcoólicas. E detalhes: existe uma lista restrita de estabelecimentos que vendem álcool.
Brunei
Também na Ásia, Brunei libera a venda de bebida alcoólica apenas para estrangeiros que não são adeptos do Islã. Essa pessoas são autorizadas a entrarem no país com até dois litros de destilado ou 12 latas de cerveja em dois dias. No entanto, é necessário portar uma licença.
Irã
Localizado na Ásia, o Irã é um dos mais rigorosos no assunto. Os nativos que desrespeitarem a lei e consumirem álcool com frequência podem ser punidos fisicamente, seja com castigos, amputação ou até pena de morte.
Apenas estrangeiros – moradores ou visitantes – não mulçumanos estão liberados para consumir álcool.
Iêmen
O país segue a tradição de comercializar alcoólicos apenas em hotéis, que podem ser consumidos por turistas – desde que não sejam adeptos do islamismo. O consumo, no entanto, não pode ser realizado em lugares públicos. Os nativos que desrespeitarem a lei estão sujeitos a prisão.
Qatar
Apesar de ter celebrado a Copa do Mundo de 2022, o Qatar não permite a comercialização de alcoólicos, justamente porque segue o Islã. Durante o evento esportivo – que tinha uma marca de cerveja como patrocinadora -, o governo cedeu e liberou a venda. No entanto, a comercialização era proibida nos arredores dos estádios.
Índia
Com dimensões continentais, cada parte da Índia tem uma cultura variada. Em alguns estados, é proibido vender bebidas alcoólicas, enquanto em outros a venda se limita aos estabelecimentos autorizados pelo governo. Em todo caso, o consumo é proibido em lugares públicos.
Estados Unidos
Assim como a Índia, os Estados Unidos também têm restrições quando se trata de fabricação, comercialização e consumo de álcool. Isso porque o governo federal instaurou a Lei Seca por volta da década de 1920, com o objetivo de diminuir a violência e pobreza.
Apesar da limitação, os estados que seguem essa restrição podem vender bebidas alcoólicas dentro de estádios.
Leia mais:
Melhores Cidades para Aposentados no Brasil em 2025