O Censo 2022, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou dados significativos sobre a população indígena no Brasil. Uiramutã, em Roraima, destaca-se como o município com a maior proporção de pessoas indígenas, com 96,6% de seus 13.751 habitantes se autodeclarando como pertencentes a povos originários. Este município está localizado na fronteira com a região de Essequibo, atualmente sob controle da Guiana, mas disputada pela Venezuela.
Além de Uiramutã, outros municípios com alta concentração de população indígena incluem Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, ambos no Amazonas, com 96,2% e 93,2% de indígenas, respectivamente. A presença indígena em Uiramutã é reforçada pela Terra Indígena Raposa Serra do Sol, uma das maiores reservas do país, habitada por etnias como Macuxi, Ingarikó, Wapichana, Taurepang e Patamona.
Quais são os municípios com maior população indígena em números absolutos?
Em termos absolutos, Manaus lidera com 71,6 mil indígenas, seguido por São Gabriel da Cachoeira, com 48,2 mil, e Tabatinga, com 34,4 mil, todos localizados no estado do Amazonas. Estes números refletem a significativa presença indígena na região amazônica, que historicamente abriga diversas etnias e culturas indígenas.
Crescimento da população indígena no Brasil
O Censo 2022 revelou que 1,7 milhão de pessoas se identificaram como indígenas no Brasil, representando um aumento de 89% em relação ao Censo de 2010. Este crescimento elevou a participação indígena de 0,5% para 0,8% da população total do país. Segundo Leonardo Athias, analista do IBGE, desde 1991, observa-se uma mudança na distribuição percentual por cor ou raça, com um aumento nas declarações de cor ou raça parda, preta e indígena, e uma diminuição na população branca.
Transformações na composição racial do Brasil
O Censo 2022 também destacou que, pela primeira vez desde 1991, a maioria da população brasileira se declara como parda. Cerca de 92,1 milhões de pessoas, ou 45,3% da população, se identificaram como pardas, enquanto 88,2 milhões, ou 43,5%, se declararam brancas. A população preta e indígena também cresceu significativamente, com aumentos de 42,3% e 89%, respectivamente.
Onde a população parda é maioria?
Em 2022, a população parda era maioria em 3.245 municípios, representando 58,3% do total. Mais da metade desses municípios estão localizados no Nordeste. Boa Vista do Ramos, no Amazonas, lidera com 92,7% de sua população se identificando como parda, seguido por São João da Ponta e Tracuateua, ambos no Pará, com 87,4% cada. Os dez municípios com maior proporção de pessoas pardas estão nos estados do Amazonas, Pará e Maranhão.