Celebrado em 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade nos convida a rever nossos hábitos e a cuidar do planeta em casa, com atitudes simples que fazem toda a diferença. Afinal, pequenas escolhas no dia a dia — como usar vinagre ao invés de desinfetante químico ou trocar o papel toalha por paninhos de pano — não ajudam apenas o orçamento familiar, mas também o meio ambiente. A seguir, compartilhamos 5 truques de limpeza que unem economia e sustentabilidade.
Use produtos naturais e caseiros na limpeza
Comece repensando o que você usa na faxina. Muitos produtos industrializados contêm substâncias tóxicas que poluem a água e prejudicam a saúde. Por outro lado, soluções caseiras com vinagre, limão, bicarbonato de sódio e álcool limpam bem, têm menos impacto ambiental e ainda saem mais baratas.
Você pode, por exemplo, preparar um desinfetante natural misturando vinagre, água e algumas gotinhas de óleo essencial. Além disso, o bicarbonato de sódio funciona como desengordurante e tira odores da geladeira. Fácil, eficaz e sem agredir a natureza.
Reutilize e reaproveite sempre que possível
Reduzir o desperdício é um passo essencial para ser mais sustentável. Em vez de jogar fora potes de vidro e garrafas plásticas, reaproveite-os para guardar mantimentos, produtos caseiros ou itens de organização.
Outro exemplo simples: use a água do último enxágue da máquina de lavar para lavar o quintal ou regar as plantas. Essa atitude, além de economizar, evita o desperdício de um recurso cada vez mais escasso.
Economize água com hábitos conscientes
Fechar a torneira enquanto escova os dentes, diminuir o tempo do banho e consertar vazamentos são atitudes básicas, mas poderosas. Além disso, se você mora em casa com quintal, pode instalar um sistema simples para captar água da chuva e usá-la na limpeza externa.
A economia vai aparecer na conta e também na sua contribuição com o planeta. Afinal, menos água tratada sendo desperdiçada significa mais equilíbrio para os ecossistemas.
Diga adeus aos plásticos descartáveis
Algumas trocas simples, como sacolas plásticas por ecobags e potes de plástico por recipientes de vidro ou inox também ajudam a equilibrar o orçamento doméstico. Panos de algodão substituem perfeitamente o papel toalha e podem ser lavados várias vezes.
Além disso, diminuir o uso de plásticos descartáveis reduz o lixo acumulado em aterros e oceanos, ajudando a preservar diversas formas de vida. Isso faz sentido especialmente neste mês de maio, quando celebramos o Dia Internacional da Biodiversidade.
Faça a coleta seletiva corretamente
Separar o lixo de forma adequada é essencial. Plásticos, papéis, metais, vidros e lixo orgânico devem ser destinados a locais específicos. Muitas cidades já oferecem coleta seletiva; se esse não for o caso na sua região, vale pesquisar pontos de entrega voluntária.
Além disso, esse cuidado com o lixo garante que menos resíduos cheguem ao meio ambiente de forma incorreta. E, claro, ensina a toda a família — inclusive as crianças — a importância de pensar no coletivo.
Como lembra Luciana Lancerotti, especialista em sustentabilidade, uma atitude sustentável vai além do meio ambiente: envolve carinho, cuidado e consciência. Quando cuidamos da casa com afeto, cuidamos também do planeta e de quem vive nele.
Resumo: Cuidar da casa com consciência ambiental é uma forma prática de celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade. Usar ingredientes naturais, economizar água, reaproveitar embalagens e separar o lixo são gestos simples que trazem bem-estar para você, sua família e o planeta.
Leia também:
O que você nunca deve fazer na hora de limpar a casa