Paixão nacional, o café faz parte do dia a dia dos brasileiros. E o amor pela bebida é tanto que, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é segundo maior consumidor do alimento no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Com tantos fãs, é comum ter em casa itens próprios para o consumo da bebida, mas você já pensou em ter um espaço só para isso? Confira as dicas e ideias de decoração para montar o seu cantinho do café!
Além da utilidade do espaço, que deixa a hora do cafezinho mais prática e divertida, um ambiente com essa função permite uma decoração mais aconchegante e estilosa. Para o barista do Museu do Café, Rodrigo Neves, montar um espaço para essa bebida vai trazer para dentro da sua casa uma experiência semelhante a de uma cafeteria.
Assim, receber visitas, por exemplo, será ainda mais especial. “Ter um espaço pensado especialmente no café é um convite para reunir as pessoas queridas, bater-papo, recarregar as energias e criar novas memórias”, afirma o profissional especializado em cafés de alta qualidade.
Itens fundamentais para montar um cantinho do café em casa
O primeiro item fundamental é obviamente o café, protagonista do espaço. Neves indica que dê preferência ao café em grãos para que possa moer na hora e assim consumir ele mais fresco. Com isso, é necessário um moedor, item que pode ser facilmente encontrado em diferentes tamanhos e valores.
Também é preciso escolher um método de preparo, como o tradicional coador, a prensa francesa e por aí vai. “Utensílios como xícaras, canecas, bandejas e acessórios personalizados acrescentam ainda mais charme e identidade”, afirma o barista.
Garantir a qualidade da bebida é outro ponto importante, por isso, o especilista indica que utilize um café com a torra mais recente, o que garante um maior frescor e ressalta as características do alimento.
Como escolher um bom café na prateleira do supermercado?
As melhores combinações
O cantinho do café pode ser criado em qualquer lugar da casa como cozinha, sala, escritório, mas o barista orienta que dê preferência para locais onde não haja oscilação de temperaturas. Independente do lugar eleito, para conservar o café em si, a melhor alternativa é um pote hermeticamente fechado e sem contato com a luz, afirma o especialista.
Além da bebida, o ambiente pode contar com outros alimentos, já que a versatilidade do café permite combinações e sabores diferentes. Em relação à harmonização, uma boa pedida é o chocolate, tanto ao leite quanto amargo. Também é possível harmonizar com bolos de laranja, limão ou de chocolate e até alimentos salgados, mas vale a pena experimentar diferentes combinações, como sugere Neves.
Se cansou do tradicional café preto, pode inovar apostando cafés gelados, ideais para dias mais quentes, e os drinks alcoólicos com café que podem estar presentes nas festas e recepções em casa, como aconselha o especialista.
Casa com cheirinho e cara de café
A casa cheirosa permite uma sensação acolhedora, proporcionando até um estado de relaxamento e muitos sentem isso também por meio de uma bela xícara de café. E quando essas duas sensações se encontram? Ter a casa com cheirinho de café é uma verdadeira delícia e ter um cantinho para a bebida pode ajudar nisso.
Para deixar a casa perfumada, o ideal é comprar um café bem fresquinho, com as torras mais recentes, e moer na hora que for prepará-lo. “Isso vai fazer com que os aromas do grão sejam liberados através do atrito, se espalhando pelo ambiente”, explica o barista.
Mas, além do cheiro, outro sentido pode ser estimulado: a visão. Montar um cantinho do café permite inovar na decoração da casa, com o auxílio de móveis, quatros, espelhos, plantas e até luzes. Veja algunas inspirações a seguir:
Leia também:
Estudo indica que consumir de uma a três xícaras de café por dia prolonga a vida
5 receitas fáceis e deliciosas com café para testar