Bastou as temperaturas baixarem para corrermos retirar os cobertores e edredons dos armários. Como em muitas cidades as noites frias podem chegar mesmo fora de época, o ideal é que essas peças estejam sempre prontas para uso e sem o risco de causar possíveis alergias.
“Quando um cobertor, edredom ou até mesmo manta fica guardado por muito tempo, dependendo de como foi feito esse armazenamento da peça, pode ocorrer a proliferação de ácaros e até mesmo mofo”, explica Alexandre Diniz, diretor executivo da Quality Lavanderia, para AnaMaria Digital.
Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), o principal alérgeno, no Brasil, é o ácaro da poeira domiciliar, responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias.
LAVE ANTES
Para evitar o desenvolvimento dele nos cobertores e edredons, o ideal é sempre lavar antes de colocar no armário. Se possível, o ideal também é guardar dentro de algo que forme uma película protetora, como sacos de tecido, organizadores ou embalagens à vácuo.
Estando em uso, melhor lavar a cada dois meses, pelo menos. Assim, previne-se o acúmulo dos ácaros que podem causar alergias respiratórios ou, até mesmo, alergias na pele.
Para as pessoas que já desenvolveram algum tipo de alergia, é importante ficar atento ao uso de produtos com perfume. “Na lavagem profissional, a maioria das lavanderias utilizam produtos antialérgicos”, comenta Diniz.