Uma cozinha completa passa diretamente pela escolha do fogão, geladeira e outros itens essenciais. No entanto, estes não são os únicos fatores que devem ser levados em consideração. Pelo contrário: para eleger eletrodomésticos e móveis, é importante aliar modernidade e otimização.
Mas como fazer isso? AnaMaria conversou com Luciana Ferreira dos Santos, Coordenadora de Produto da Mueller, marca especializada em produtos de casa, para entender. A especialista destacou a importância de se adequar à mudança na configuração dos lares e a integração dos espaços.
Isso porque, nos últimos anos, os imóveis estão ficando cada vez menores. Mas isso não significa que não dê para montar uma cozinha completa e aconchegante. Desta forma, o espaço reúne praticidade para o dia a dia e comodidade para juntar a família e amigos.
“Ter uma cozinha moderna em casa é o sonho de muitos. E esse desejo não surge à toa”, destaca Luciana, que defende que o cômodo passou a receber ainda mais atenção recentemente: “Se tornou o verdadeiro coração de muitas casas”.
E se antes bastava apenas uma geladeira e fogão, atualmente o espaço conta com a adição de mais itens. A seguir, você encontra 5 dicas para deixar sua cozinha completa:
1. Singularidade
O primeiro passo é entender que cada cozinha é única. Assim como o restante da casa, ela precisa se adequar as preferências, sejam ela baseadas no gosto ou no quesito financeiro, dos moradores. Ou seja, não adianta associar a modernidade com um design e aparência similares: “O conceito é individual”, destaca a marca.
Para isso, é preciso escolher a referência decorativa preferida. E as opções são muitas: industrial, clássica ou com um toque retrô, minimalista e contemporâneo, entre outros estilos. A partir daí, conduzir as escolhas que vão são dos eletros aos revestimentos e móveis.
2. Funcionalidade
De nada adianta uma cozinha belíssima se não é funcional, certo? Para a Mueller, uma cozinha completa e moderna deve favorecer a comodidade. Por isso, é recomendado priorizar materiais fáceis de limpar, evitando superfícies e revestimentos porosos, que tendem a acumular gordura.
“Uma das muitas formas de manter a cozinha sempre moderna é combinar seus eletrodomésticos, mantendo um padrão de cores. Além disso, é importante também apostar em itens que tornam o dia a dia mais prático e ter móveis e eletrodomésticos que sejam realmente úteis”, pontua Luciana.
Como exemplo de versatilidade, ela cita o Air Forno da marca, que economiza espaço na bancada ao unir as funções de fritadeira sem óleo e de forno convencional. Além do micro-ondas com grill que também doura e gratina os alimentos.
3. Otimização do espaço
Na realidade com residências e cômodos cada vez menores, a otimização do espaço torna-se ainda mais importante. Para isso, faça escolhas inteligentes de mobiliários e eletromésticos, como fogões pequenos, cooktops e fornos que adequem melhor ao local.
Mais uma vez, a versatilidade dos itens é fundamental. Ao invés de escolher itens separados para diferentes funções, por que não escolher apenas um que conta com ambas opções? Para os móveis, o ideal é explorar a verticalidade e armários suspensos.
4. Tecnologia e modernidade
Televisão com imagens de alta resolução, ar-condicionado que se adequa à temperatura ideal e muito mais: a tecnologia chegou em todos os cantos da casa. E a cozinha não poderia ficar de fora, claro. Para deixar o cômodo moderno, invista em itens tecnológicos e que ajudem na rotina.
Dentre as opções, há o forno elétrico com termômetro para acompanhar a temperatura e deixar as receitas no ponto ideal, geladeiras com diferentes funcionalidades, além da nova queridinha dos brasileiros: a famosa air fryer, que tem 1001 utilidades.
5. Iluminação, conforto e decoração
A cozinha completa e dos sonhos já está montada com a escolha dos móveis e eletrodomésticos ideais, certo? Ainda não. O cômodo precisa também de uma atenção especial na iluminação para oferecer ainda mais conforto e aconchego para a família e seus convidados.
A Mueller destaca a importância de fitas de LED ou spots instalados nos armários, que facilitam na hora de procurar o item desejado. Além disso, cadeiras e banquetas altas estofadas e com cores claras e delicadas deixam a cozinha mais acolhedora, como aponta a marca: “Bem como a adição de plantinhas, e outros itens decorativos – claro, sempre mantendo o equilíbrio e a proporção”, finaliza.